Planejamento Rodilson Silva

Ferramentas de Análise Estratégica

8 Ferramentas e Técnicas para Aplicar no Planejamento Estratégico

Existem muitas definições, ferramentas e técnicas que podem ser aplicadas na Análise Estratégica. Se você fizer uma pesquisa na Internet, você encontrará todas as opções disponíveis. O desafio é selecionar a melhor abordagem, ferramentas e técnicas para usar, dado o problema ou a oportunidade do negócio.

Outra parte do desafio é entender o que a Análise Estratégica significa, pois pode haver muitas definições. Isso pode tornar-se confuso. É melhor simplesmente dizer que a análise estratégica é uma abordagem para facilitar, pesquisar, analisar e mapear as habilidades de uma organização para alcançar um futuro estado previsto com base na realidade atual e, muitas vezes, com a consideração dos processos, tecnologias, desenvolvimento de negócios e capacidades das pessoas da organização.

Parte desse processo é a capacidade de preencher as lacunas existentes entre os aspectos estratégicos, táticos e operacionais da organização. Isso exige um olhar sobre o estado atual, o futuro estado, riscos financeiros e a criação de requisitos de mudanças para alcançar os resultados desejados.




Mesmo que a definição de Análise Estratégica varie um pouco, há um pensamento comum sobre os principais requisitos de planejamento.

  • Preparação para o planejamento através da identificação e revisão de informações relevantes para Análise Estratégica.
  • Realização de uma varredura ambiental de alto nível (Environmental Scan), visando o ambiente empresarial interno e externo, com consideração pela missão, visão, stakehokders, estrutura, planos existentes, perfis de pessoas e respostas de perguntas.
  • Aplicação de diferentes ferramentas e técnicas para analisar o estado atual de um ambiente de negócios e mapear seu futuro.
Algumas das ferramentas e técnicas de análise mais comuns incluem:
VMOST

Representa Visão, Missão, Objetivos, Estratégia e Táticas

O sucesso em uma organização ocorre com o alinhamento de cima para baixo ou de baixo para cima. Na sua organização, quando a tática não está conectada à estratégia, a análise VMOST destina-se a ajudar a fazer essa conexão.

VMOST - Ferramentas Estratégicas

VMOST – Ferramentas Estratégicas

SWOT - Ferramentas Estratégicas

SWOT – Ferramentas Estratégicas

SWOT

A ferramenta de análise padrão, definida como Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças

Pontos fortes e fracos são internos à organização, oportunidades e ameaças são externas. SWOT exige que você seja sincero e forneça uma avaliação honesta do estado das coisas. Isso obriga você a criar um diálogo honesto com os stakeholders para obter diferentes pontos de vista. Eventualmente, você se concentra nas questões-chave.

 

PESTEL

Esta é uma ótima ferramenta para usar em conjunto com SWOT. O acrônimo significa Político, Econômico, Social, Tecnológico, Ecológico e Legais.

PESTEL revela oportunidades e ameaças melhores do que o SWOT, a direção para os negócios mudam, projetos que poderão falhar além de seu controle, questões de país, região e mercado, ajudando você a criar uma visão objetiva.

PESTEL - Ferramentas Estratégicas

PESTEL – Ferramentas Estratégicas

SOAR

Que significa Forças, Oportunidades, Aspirações e Resultados

Esta é uma ótima ferramenta se você tiver um plano estratégico concluído, e você precisa se concentrar em uma zona de impacto específica.

O exemplo é uma empresa que precisava se concentrar em seus requisitos de desenvolvimento de negócios devido a uma mudança no mercado externo. A organização precisava discutir como eles recuperariam as vendas perdidas em R$ 1 milhão por mês para garantir que eles mantivessem sua rentabilidade. Devido a eles já terem feito tudo o que podiam para reduzir custos e operar um negócio de maneira lean, o SOAR é fundamental para ajudar a definir o foco nos próximos 12 a 24 meses.

SOAR - Ferramentas Estratégicas

SOAR – Ferramentas Estratégicas

Boston Matrix

Portfólio de produtos e serviços

BOSTON MATRIX - Ferramentas Estratégicas

BOSTON MATRIX – Ferramentas Estratégicas

Esta ferramenta exige que você analise o produto ou serviço comercial e determine se é uma vaca leiteira, um abacaxi, questionável ou uma estrela voadora.

Essa ferramenta é muito aplicada para revisões de produtos e serviços para ajudar na tomada de decisões de produtos com consideração pela participação no mercado e pelo crescimento do mercado. Mas não tem valor preditivo, não considera o meio ambiente, e você precisa ter cuidado com seus pressupostos. Eça força discussões sobre sua oferta atual e se faz sentido manter ou melhorar essas ofertas.

Por exemplo, talvez você esteja segurando um produto de negócios que você ama, mas é realmente um abacaxi e talvez haja uma vaca leiteira no seu negócio que você não está otimizando. Uma decisão deve ser tomada.




Cinco Forças de Porter

Esta ferramenta ajuda você a entender onde o poder de sua empresa está em termos de competitividade atual e força de posicionamento no futuro. Isso obriga você a analisar o poder de barganha de fornecedores e clientes, as ameaças para novos participantes e substitutos e a rivalidade competitiva em seu mercado.

Usar essa ferramenta ajuda a entender o equilíbrio de poder e a identificar áreas de rentabilidade potencial. De acordo com Porter, este modelo deve ser usado na linha de nível comercial.

5 FORÇAS DE PORTER - Ferramentas Estratégicas

5 FORÇAS DE PORTER – Ferramentas Estratégicas

Modelos de maturidade

Existem muitos modelos de maturidade que podem ser aplicados em uma empresa. Do modelo de evolução, o modelo de tecnologia, ao modelo de equipe. A ideia é que cada negócio ou departamento passa por um ciclo de maturidade.

O ciclo padrão é caótico, reativo, proativo, de serviço e de valor. Se você estivesse olhando um processo em um departamento, você olharia para ver onde esse processo estaria no continuo. Então você determinaria onde você precisa estar e o que seria necessário para chegar a esse ponto de maturidade. Esta é uma explicação simples. Ao usar um modelo de maturidade, é importante que você tenha uma definição clara de problema e um contexto de solução.

MODELOS DE MATURIDADE - Ferramentas Estratégicas

MODELOS DE MATURIDADE – Ferramentas Estratégicas

Análise de causa raiz

Isso é importante, pois há momentos no processo de Análise Estratégica, que você precisa se aprofundar em um problema. É aí que a análise é usada. A chave é que você precisa identificar e especificar o problema corretamente, analisar a causa raiz usando uma abordagem sistemática, verificar as causas e determinar as ações corretivas. A implementação da ação corretiva é extremamente importante.

ANÁLISE DE CAUSA RAIZ - Ferramentas Estratégicas

ANÁLISE DE CAUSA RAIZ – Ferramentas Estratégicas

Existem muitas definições, ferramentas e técnicas que podem ser abordadas. As mencionadas aqui são apenas a ponta do iceberg para a Análise Estratégica e são uma parte fundamental do kit de ferramentas de análise para a sua empresa.

Mas você poderia criar uma lista de verificação de ferramentas que poderia usar em seu próximo engajamento de planejamento e análise para ajudar você e sua equipe a definir o presente, o futuro, o risco e o estado de mudança que você precisa para ter sucesso.

Até a próxima, seja o seu melhor, invista no sucesso de outros e faça a sua viagem contar.

Rodilson Silva

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Sobre o autor | Website

Rodilson Empreendedor Digital, Autor, Colunista, investidor e fundador do Site Guia Corporativo.

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