Ferramentas de Análise Estratégica
8 Ferramentas e Técnicas para Aplicar no Planejamento Estratégico
Existem muitas definições, ferramentas e técnicas que podem ser aplicadas na Análise Estratégica. Se você fizer uma pesquisa na Internet, você encontrará todas as opções disponíveis. O desafio é selecionar a melhor abordagem, ferramentas e técnicas para usar, dado o problema ou a oportunidade do negócio.
Outra parte do desafio é entender o que a Análise Estratégica significa, pois pode haver muitas definições. Isso pode tornar-se confuso. É melhor simplesmente dizer que a análise estratégica é uma abordagem para facilitar, pesquisar, analisar e mapear as habilidades de uma organização para alcançar um futuro estado previsto com base na realidade atual e, muitas vezes, com a consideração dos processos, tecnologias, desenvolvimento de negócios e capacidades das pessoas da organização.
Parte desse processo é a capacidade de preencher as lacunas existentes entre os aspectos estratégicos, táticos e operacionais da organização. Isso exige um olhar sobre o estado atual, o futuro estado, riscos financeiros e a criação de requisitos de mudanças para alcançar os resultados desejados.
Mesmo que a definição de Análise Estratégica varie um pouco, há um pensamento comum sobre os principais requisitos de planejamento.
- Preparação para o planejamento através da identificação e revisão de informações relevantes para Análise Estratégica.
- Realização de uma varredura ambiental de alto nível (Environmental Scan), visando o ambiente empresarial interno e externo, com consideração pela missão, visão, stakehokders, estrutura, planos existentes, perfis de pessoas e respostas de perguntas.
- Aplicação de diferentes ferramentas e técnicas para analisar o estado atual de um ambiente de negócios e mapear seu futuro.
Algumas das ferramentas e técnicas de análise mais comuns incluem:
VMOST
Representa Visão, Missão, Objetivos, Estratégia e Táticas
O sucesso em uma organização ocorre com o alinhamento de cima para baixo ou de baixo para cima. Na sua organização, quando a tática não está conectada à estratégia, a análise VMOST destina-se a ajudar a fazer essa conexão.
SWOT
A ferramenta de análise padrão, definida como Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças
Pontos fortes e fracos são internos à organização, oportunidades e ameaças são externas. SWOT exige que você seja sincero e forneça uma avaliação honesta do estado das coisas. Isso obriga você a criar um diálogo honesto com os stakeholders para obter diferentes pontos de vista. Eventualmente, você se concentra nas questões-chave.
PESTEL
Esta é uma ótima ferramenta para usar em conjunto com SWOT. O acrônimo significa Político, Econômico, Social, Tecnológico, Ecológico e Legais.
PESTEL revela oportunidades e ameaças melhores do que o SWOT, a direção para os negócios mudam, projetos que poderão falhar além de seu controle, questões de país, região e mercado, ajudando você a criar uma visão objetiva.
SOAR
Que significa Forças, Oportunidades, Aspirações e Resultados
Esta é uma ótima ferramenta se você tiver um plano estratégico concluído, e você precisa se concentrar em uma zona de impacto específica.
O exemplo é uma empresa que precisava se concentrar em seus requisitos de desenvolvimento de negócios devido a uma mudança no mercado externo. A organização precisava discutir como eles recuperariam as vendas perdidas em R$ 1 milhão por mês para garantir que eles mantivessem sua rentabilidade. Devido a eles já terem feito tudo o que podiam para reduzir custos e operar um negócio de maneira lean, o SOAR é fundamental para ajudar a definir o foco nos próximos 12 a 24 meses.
Boston Matrix
Portfólio de produtos e serviços
Esta ferramenta exige que você analise o produto ou serviço comercial e determine se é uma vaca leiteira, um abacaxi, questionável ou uma estrela voadora.
Essa ferramenta é muito aplicada para revisões de produtos e serviços para ajudar na tomada de decisões de produtos com consideração pela participação no mercado e pelo crescimento do mercado. Mas não tem valor preditivo, não considera o meio ambiente, e você precisa ter cuidado com seus pressupostos. Eça força discussões sobre sua oferta atual e se faz sentido manter ou melhorar essas ofertas.
Por exemplo, talvez você esteja segurando um produto de negócios que você ama, mas é realmente um abacaxi e talvez haja uma vaca leiteira no seu negócio que você não está otimizando. Uma decisão deve ser tomada.
Cinco Forças de Porter
Esta ferramenta ajuda você a entender onde o poder de sua empresa está em termos de competitividade atual e força de posicionamento no futuro. Isso obriga você a analisar o poder de barganha de fornecedores e clientes, as ameaças para novos participantes e substitutos e a rivalidade competitiva em seu mercado.
Usar essa ferramenta ajuda a entender o equilíbrio de poder e a identificar áreas de rentabilidade potencial. De acordo com Porter, este modelo deve ser usado na linha de nível comercial.
Modelos de maturidade
Existem muitos modelos de maturidade que podem ser aplicados em uma empresa. Do modelo de evolução, o modelo de tecnologia, ao modelo de equipe. A ideia é que cada negócio ou departamento passa por um ciclo de maturidade.
O ciclo padrão é caótico, reativo, proativo, de serviço e de valor. Se você estivesse olhando um processo em um departamento, você olharia para ver onde esse processo estaria no continuo. Então você determinaria onde você precisa estar e o que seria necessário para chegar a esse ponto de maturidade. Esta é uma explicação simples. Ao usar um modelo de maturidade, é importante que você tenha uma definição clara de problema e um contexto de solução.
Análise de causa raiz
Isso é importante, pois há momentos no processo de Análise Estratégica, que você precisa se aprofundar em um problema. É aí que a análise é usada. A chave é que você precisa identificar e especificar o problema corretamente, analisar a causa raiz usando uma abordagem sistemática, verificar as causas e determinar as ações corretivas. A implementação da ação corretiva é extremamente importante.
Existem muitas definições, ferramentas e técnicas que podem ser abordadas. As mencionadas aqui são apenas a ponta do iceberg para a Análise Estratégica e são uma parte fundamental do kit de ferramentas de análise para a sua empresa.
Mas você poderia criar uma lista de verificação de ferramentas que poderia usar em seu próximo engajamento de planejamento e análise para ajudar você e sua equipe a definir o presente, o futuro, o risco e o estado de mudança que você precisa para ter sucesso.
Até a próxima, seja o seu melhor, invista no sucesso de outros e faça a sua viagem contar.
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