O que é S&OP (Sales and Operations Planning)?

Um elemento-chave para sustentar uma vantagem competitiva no atual ambiente de negócios global é um efetivo processo de Planejamento de Vendas e Operações (S&OP). Empresas focadas na cadeia de suprimentos usam o S&OP para desenvolver um plano para toda a empresa para melhorar seu desempenho geral nos negócios. Ele é projetado para permitir o gerenciamento baseado em valor e garantir resultados empresariais ideais.

Sales & Operations Planning (S&OP) é o processo pelo qual reunimos todos os planos para o negócio (Clientes, Vendas, Marketing, Desenvolvimento, Fabricação, Sourcing e Financeiro) em um conjunto integrado de planos táticos. O S&OP oferece à administração a capacidade de direcionar seus negócios para obter uma vantagem competitiva sustentável. O objetivo geral do S&OP é chegar a um “Plano de negócios” para ajudar a gerenciar e alocar recursos críticos para atender às necessidades do cliente com o menor custo.

O S&OP é um processo de cinco passos, conforme ilustrado abaixo:

O Processo de S&OP

O Processo de S&OP

S&OP é o processo que coordena diferentes áreas do negócio para atender a demanda do cliente com o nível adequado de suprimentos.

A implementação do S&OP deve ser realizada em fases. A maioria das empresas começa com um programa piloto em uma unidade de negócios em um país, por exemplo. O S&OP existe há mais de 20 anos e muitas empresas o implementaram em nível de país ou região. No entanto, na economia globalizada de hoje, as empresas devem evoluir para usar S&OP em nível global.

O processo de S&OP global

A globalização ocorreu em um ritmo tão rápido que muitas empresas hoje se acham “globalmente”, mas estão agindo “localmente”. É natural que tenha sido dada prioridade ao estabelecimento de uma presença em mercados novos e emergentes. No entanto, é hora das empresas começarem a jornada para o planejamento global e a execução na cadeia de suprimentos.

O primeiro passo para implementar o S&OP Global é entender a configuração do planejamento de demanda e suprimentos da empresa e os processos de execução. Por exemplo, as plantas servem apenas a região e, em caso afirmativo, essa é a melhor abordagem? Quais requisitos de produto específicos da região existem? Diferentes embalagens e rótulos devem ser usados ​​em cada região?

O S&OP global é aplicável independentemente das restrições existentes nas regiões. No entanto, deve ser personalizado com base nessa situação. Obviamente, um objetivo é eliminar restrições auto-impostas que dificultam o planejamento global.

O S&OP é um processo de tomada de decisão da alta administração que garante que os planos táticos em todas as funções de negócios estejam alinhados e suportem o plano de negócios.

Em outras palavras, o S&OP é sobre como pilotar suas operações diárias e planos mensais em direção aos seus objetivos de negócios de longo prazo. Trata-se de fazer com que todos cheguem na mesma direção, incluindo seus fabricantes contratados, fornecedores, parceiros de distribuição e clientes.

O Processo de planejamento de vendas e operações (S&OP)

O S&OP consiste em várias etapas, geralmente realizadas em reuniões mensais. Os nomes e números das etapas no processo de planejamento de cada empresa variam, mas todos têm o seguinte em comum, na ordem:

  1. Coleta de dados: coleta de previsões existentes e informações sobre variáveis-chave, como estoques, vendas recentes e dinheiro em caixa;
  2. Planejamento de demanda: processos para analisar, prever e influenciar a demanda, incluindo detecção de demanda e modelagem de demanda;
  3. Planejamento de Operações: avaliação da capacidade de produção e distribuição e restrições;
  4. Reunião Pré S&OP (Consensus): alinhando da demanda e planos de produção, garantindo que eles atendam aos requisitos; financeiros e objetivos da empresa e preparando recomendações;
  5. Reunião executiva: receber a contribuição final da equipe executiva , revisar o plano e aprovar uma versão final.

O S&OP está intimamente relacionado a um planejamento de negócios integrado e, muitas vezes, a um componente, um processo de planejamento mais abrangente e de longo prazo que coleta os planos de cada departamento e os vincula ao desempenho financeiro e à estratégia da empresa.

Benefícios do S&OP

Além de melhorar a precisão das previsões, o S&OP pode reduzir os custos de estoque, o que, por sua vez, pode impulsionar o capital de giro, reduzindo o estoque de dinheiro. O S&OP também pode aumentar a receita e a participação no mercado, melhorando a eficácia de novos produtos e iniciativas de marketing.

Benefícios S&OP

Benefícios S&OP

As melhores taxas de entrega no prazo possibilitadas pelo S&OP podem levar a uma maior satisfação do cliente e a outros benefícios que surgem, como vendas mais altas.

 Uma visão geral animada do S&OP

Melhor visibilidade dos dados de vendas, marketing, operações e finanças é outro benefício promovido pelos proponentes do S&OP. Além disso, o uso de um software de S&OP especializado para automatizar o processo pode encurtar os ciclos de planejamento, reduzindo os custos de mão de obra e aumentando a produtividade à medida que os funcionários são dispensados do trabalho pesado e manual envolvido na elaboração de previsões e da colaboração em um plano unificado.

Elementos chaves para o sucesso na implementação do S&OP Global

A principal diferença no gerenciamento de performance é que as métricas precisam se concentrar no desempenho global conforme apropriado e devem ter natureza multifuncional. Algumas métricas típicas usadas no S&OP  Global incluem:

Resultado Operacional Total ou Margem Bruta vs Planejado
Estoque Total do Sistema vs. Planejado
Demanda real versus demanda planejada por grupo de produtos
Produção real vs. planejada por grupo de produtos
Acuracidade geral da previsão

Existem vários desafios inerentes ao estabelecer um processo de planejamento global. Esses incluem:

  • Comunicações oportunas e precisas entre regiões e funções. Para garantir que isso aconteça,
    S&OP - Oferta x Demanda

    S&OP – Oferta x Demanda

    adote ferramentas fáceis de usar que possam ser acessadas globalmente. Desenvolva um cronograma de reuniões em uma base contínua de 12 meses para garantir a participação. Use um calendário de planejamento e meça a aderência às datas acordadas;

  • Alinhamento de metas e objetivos entre regiões e funções para garantir que os participantes não sejam punidos por mudar seu foco no desempenho geral;
  • Implementação de um suporte global de TI com o objetivo de minimizar o custo geral e, ao mesmo tempo, fornecer aos principais participantes as visualizações de dados e as agregações de dados de que precisam;
  • Mude as necessidades de gerenciamento. Isso pode exigir a educação dos participantes do S&OP Global no processo e fornecer suporte para implementação e facilitação nos primeiros meses do processo.

Inicialmente, os participantes não estarão focados no bem global. Isso leva tempo. A liderança precisará dar o exemplo. Papéis e responsabilidades claras devem ser desenvolvidas, e procedimentos documentados são necessários para ajudar a remover a emoção do processo. O desempenho em relação às métricas do scorecard de negócios será a melhor medida de sucesso.

Conclusão

A globalização das cadeias é um fenômeno que não pode ser revertido, e as empresas que o combatem terão dificuldade em sobreviver em nosso ambiente cada vez mais competitivo. As empresas que são inteligentes (e preferem permanecer competitivas e lucrativas) perceberão as oportunidades dentro do S&OP e irão refazer seus processos existentes para gerenciar agressivamente as restrições que suas organizações enfrentam.

Até a próxima, seja o seu melhor, invista no sucesso de outros e faça a sua viagem contar.

Rodilson Silva

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