Logística Supply Chain Rodilson Silva

Estratégia Logística na Cadeia de Suprimentos (Supply Chain)

As empresas que desenvolvem e implementam uma Estratégia Logística, tem a capacidade de identificar o impacto das mudanças iminentes e fazem mudanças organizacionais ou funcionais para garantir que os níveis de serviço não sejam reduzidos.

Por que a sua empresa deve desenvolver uma Estratégia Logística?

O que é uma Estratégia Logística?

Quando uma empresa inicia um processo de Estratégia Logística, ela está definindo os níveis de serviço em que sua organização Logística é mais rentável. Como a cadeia de suprimentos estão constantemente mudando e evoluindo, uma empresa pode desenvolver uma série de Estratégias Logísticas para linhas de produtos específicos, países específicos ou clientes específicos.




Por que implementar uma Estratégia de Logística?

A cadeia de suprimentos muda constantemente e isso afetará qualquer organização logística.

Para se adaptar à flexibilidade da cadeia de suprimentos, as empresas devem desenvolver e implementar uma excelente e adaptável Estratégia Logística. Isso permitirá que uma empresa identifique o impacto das mudanças iminentes e faça mudanças organizacionais ou funcionais para garantir que os níveis de serviço não sejam reduzidos.

O que está envolvido no desenvolvimento de uma Estratégia Logística?

Uma empresa pode começar a desenvolver uma Estratégia Logística, olhando para quatro níveis distintos de sua organização Logística.

  • Estratégico: Ao examinar os objetivos da empresa e as decisões estratégicas da cadeia de suprimentos, a Estratégia Logística deve rever como a organização contribui para esses objetivos de alto nível.
  • Estrutural: A Estratégia Logística deve examinar as questões estruturais da organização, como o número ideal de armazéns e centros de distribuição, ou quais produtos devem ser produzidos em uma fábrica específica.
  • Funcional: Qualquer Estratégia deve rever como cada função separada na organização pode alcançar a excelência funcional.
  • Implementação: A chave para desenvolver uma Estratégia Logística bem-sucedida é como ela deve ser implementada em toda a organização. O plano de implementação incluirá o desenvolvimento ou a configuração de um sistema de informação, a introdução de novas políticas e procedimentos e o desenvolvimento de um plano de gestão de mudanças.
Formação de Gestores

Curso Logística

Componentes a serem examinados ao desenvolver uma Estratégia Logística

Ao examinar os quatro níveis da organização Logística, todos os componentes da operação devem ser examinados para determinar se podem ser obtidos quaisquer benefícios potenciais em termos de custos. Existem diferentes áreas essenciais para cada empresa, mas a lista deve incluir, pelo menos, o seguinte:

  • Transporte: As atuais Estratégias de transporte ajudam nos níveis de serviço?
  • Terceirização: Que tipo de terceirização é usada na função Logística? Uma parceria com uma empresa de terceiros melhoraria os níveis de serviço?
  • Sistemas Logísticos: Os sistemas Logísticos atuais fornecem o nível de dados necessário para implementar com sucesso uma Estratégia Logística ou são necessários novos sistemas?
  • Concorrentes: Analise o que os concorrentes oferecem. As mudanças no serviço ao cliente da empresa podem melhorar os níveis de serviço?
  • Informação: As informações que impulsionam a organização Logística são em tempo real e precisas? Se os dados forem imprecisos, então as decisões que forem tomadas serão erradas.
  • Revisão da Estratégia: Os objetivos da organização Logística estão alinhados com os objetivos e Estratégias da empresa.
Estratégia Logística no Supply Chain

Estratégia Logística no Supply Chain

Conclusão:

Uma Estratégia Logística implementada com sucesso é importante para as empresas que se dedicam a manter os níveis de serviço nos níveis mais altos possíveis, apesar das mudanças que ocorrem na cadeia de suprimentos.

O objetivo de qualquer Estratégia Logística ou cadeia de suprimentos (Supply Chain) é garantir que você e sua empresa estão entregando aos seus clientes o que eles querem, quando eles querem e realizam tudo isso por gastar o menor dinheiro possível.

Ao seguir estas diretrizes, você pode garantir que sua Logística esteja alinhada com as necessidades de seus clientes, suas metas de estoque e metas de redução de custos da sua empresa.

Lembre-se, sua empresa pode precisar revisar sua Estratégia Logística de tempos em tempos, conforme a cadeia de suprimentos e as prioridades da cadeia mudam. Se sua base de fornecedores estivesse localizada principalmente no Estado da Bahia – e agora, devido a uma mudança na sua cadeia de suprimentos, seus fornecedores agora estão localizados principalmente no Sul – você precisará revisar sua Estratégia Logística existente.

Os mesmos provedores de transporte e expedição de frete que você estava usando podem não ser os parceiros estratégicos certos para esse tipo de realinhamento da cadeia de suprimentos.

Gostou do conteúdo, por favor compartilhe!!!




Compartilhe

Sobre o autor | Website

Rodilson Empreendedor Digital, Autor, Colunista, investidor e fundador do Site Guia Corporativo.