As 10 melhores qualidades de um Líder Logístico
O que é liderança?
Liderança é algo que é continuamente desenvolvido ao longo do tempo, através de tutoria e constante aprendizado. Os melhores líderes estão sempre aprendendo e com fome de serem o melhor que podem ser para seus funcionários.
Eles percebem que existem muitas pessoas confiando neles, e eles precisam estar lá para elas.
Mas não se enganem! É um trabalho difícil que exige equilibrar os estilos de personalidade, os conflitos e os interesses de todos com quem trabalham.
O que é um Líder Logístico
O Líder Logístico são empresários e gerentes nas áreas de logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos, que são particularmente bem-sucedidos em seus negócios ou que estimularam iniciativas de definição de tendências. O foco está na atualidade e no benefício para a própria empresa.
Além de seu papel de guardião, o Líder Logístico cumpre a tarefa de documentar realizações notáveis em logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos, honrando as pessoas por trás deles e iniciando e promovendo inovações. Ao fazê-lo, visa divulgar a eficiência e o poder inovador da logística e contribuir para a competitividade e melhoria da imagem do setor de logística.
O que faz um bom Líder Logístico?
Um bom líder assume a liderança. Um bom líder tem personalidade, coragem, visão clara com ambição de sucesso. Um bom líder incentiva a sua equipe a ter uma performance ótima o tempo todo e impulsiona o sucesso organizacional.
Um líder é alguém que estabelece uma visão clara e, em seguida, capacita e treina a equipe para a grandeza.
Um líder é alguém que fica calmo durante uma crise e permanece focado em seu objetivo final.
Parece uma missão impossível, mas não é!
Abaixo estão 10 dicas para se tornar um Líder Logístico melhor:
1. A comunicação é a chave
Uma comunicação clara é uma parte importante de qualquer relacionamento bem-sucedido, e a relação entre líder e equipe não é diferente.
Expresse suas ideias de forma clara, assegurando que os funcionários compreendam o que você está perguntando a eles.
Crie um ambiente amigável para conversar e dê aos funcionários a liberdade para expressarem seus pensamentos e preocupações.
Os membros da equipe estão mais dispostos a confiar em um Líder Logístico com que eles podem se comunicar abertamente.
2. Olhe para o futuro
Expresse sua excepcional visão e positividade para o futuro. Um líder com um plano é um líder mais fácil de seguir.
Uma vez cientes do objetivo da equipe, cada membro se esforçará para fazer sua parte para ajudar na conclusão dos objetivos, assegurando não só a motivação de cada indivíduo, mas também a unificação da equipe.
3. Seja apaixonado
Você procuraria por alguém para alguma orientação e liderança se eles realmente não se preocupassem com os objetivos do grupo? Claro que não!
Os grandes líderes não estão apenas focados em conseguir com que os membros do equipe finalizem as tarefas, eles têm uma verdadeira paixão e entusiasmo pelos projetos em que trabalham.
Comece por pensar em diferentes maneiras de expressar sua paixão. Deixe as pessoas saberem que você se preocupa com seu progresso. Quando uma pessoa compartilha alguma coisa com o resto do grupo, certifique-se de dizer-lhes o quanto você aprecia essas contribuições.
4. Ouça
Para ser um Líder Logístico eficaz, é preciso ouvir todos os que estão ao seu redor para depois tomar uma decisão sobre o que você ouviu. Ouvir é muito difícil, mas é preciso, é necessário, porque qualquer um em sua empresa pode dizer algo que é efetivo e muito importante, algo que você nunca teria pensado.
Então … aprenda a ouvir com atenção, e quando todos tiveram sua opinião, só então, tome uma decisão.
5. Assuma a responsabilidade
Você quer ser um líder no trabalho, aprenda a assumir a responsabilidade por qualquer coisa que tenha sua impressão digital nele. Isso significa que, enquanto você participar do projeto, você tem uma mão no fracasso ou no sucesso do projeto.
Aprenda a assumir a responsabilidade não apenas por coisas boas, mas também por coisas ruins.
6. Seja um modelo, não um ditador
Obter respeito por aqueles que regularmente encontram sua marca é o melhor feito, através de exemplos de comportamentos e características ideais. Alguns dos líderes mais influentes orientam seus negócios, equipes e clientes modelando qualidades que desejam ver nos outros.
7. Tenha um olho para o reconhecimento
Os melhores líderes entendem a importância de não só reconhecer os outros, mas também de proporcionar uma recompensa. Esta técnica afetará positivamente sua marca pessoal através do engajamento e da felicidade dos outros.
Sua capacidade de ver e agradecer as pessoas por seu trabalho árduo ganhará a lealdade da sua marca.
8. Motive os seguidores
Os líderes transformacionais também fornecem motivação inspiradora para encorajar seus seguidores a entrar em ação.
“Claro, ser inspirador nem sempre é fácil”
Felizmente, você não precisa de discursos motivacionais para despertar os membros da sua equipe. Sendo verdadeiramente apaixonado por ideias ou objetivos, ajudar os seguidores a se sentirem incluídos no processo e oferecer reconhecimento, elogios e recompensas pelas realizações das pessoas funciona muito bem para a motivação.
9. É melhor ser respeitado do que amado
Como seres humanos, temos uma tendência natural de querer ser amado. Mas o que acontece quando seu desejo de ser amado interfere com sua capacidade de liderar?
Líderes efetivos reconhecem que é mais importante ser respeitado por todos do que amado. Eles tomam as decisões difíceis que são necessárias para garantir o futuro daqueles ao seu redor, incluindo seus funcionários diretos.
10. Mantenha sua palavra
Não faça promessas que você não pode manter. Ao manter suas promessas, tanto você quanto os outros o levarão mais a sério.
Conclusão:
Ser um bom líder leva tempo e paciência, mas se você trabalhar duro nisso, você pode ter funcionários felizes, saudáveis e produtivos.
Eles irão gostar de trabalhar e você criará uma cultura que atrai e retém os melhores talentos.
Os Líderes Logístico reúnem as qualidades necessárias que impulsionam a mudança na logística para discutir operações e desenvolver estratégias com um pensamento focado em pessoas, processos, experiência do cliente e lucratividade em um momento de rápida evolução.
Até a próxima, seja o seu melhor, invista no sucesso de outros e faça a sua viagem contar.
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