Planejamento Rodilson Silva

Modelo de Negócios – Business Model Canvas

Canvas

O Modelo de Negócio (Business Model Canvas) é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios. O Business Model Canvas foi inicialmente proposto por Alexander Osterwalder baseado no seu trabalho anterior sobre Business Model Ontology.

As descrições formais Modelo de Negócio se tornam os blocos para construir suas atividades. Existem várias conceitualizações diferentes de negócio; o trabalho e a tese de Osterwalder propõem um modelo único de referência baseado nas semelhanças de um vasto número de conceitualizações de modelo de negócios. Com seu padrão de design de modelo de negócios, uma empresa pode facilmente descrever seu modelo de negócios.




A lista a seguir e as perguntas o ajudará definir as ideias precisas para a sua próxima inovação do modelo de negócios.

1 – Parcerias chave

Quem são os seus principais parceiros / fornecedores? Quais são as motivações para as parcerias?

2 – Atividades Chave

Que atividades chave a sua proposta de valor exige? Que atividades são mais importantes em seu canal de distribuição, relacionamento com clientes, fluxo de receitas …?

3 – Recursos Chave

Que recursos chave a sua proposta de valor exige? Que recursos são importantes nos canais de distribuição, relacionamento com clientes, fluxo de receitas …?

4 – Proposta de Valor

Qual o valor principal que você entrega para o cliente? Quais as necessidades do cliente que você está satisfazendo?

5 – Relações com Clientes

Qual o tipo de relacionamento que o cliente alvo espera estabelecer com você? Como você pode integrar isso em sua empresa em termos de custo e formato?

6 – Segmentos de cliente

Para quais classes você está criando valor? Quem é o seu cliente mais importante?

7 – Canal de distribuição

Através de que canais seus clientes querem ser alcançados? Que canais funcionam melhor? Quanto eles custam? Como eles podem ser integrados na sua rotina e na rotina de seus clientes?

8 – Estrutura de custos

Qual é o maior custo em seu negócio? Que recursos de chave / atividades são mais caros?

9 – Fluxo de receitas

Por qual valor seus clientes estão dispostos a pagar? O que e como eles pagam atualmente? Como é que eles preferem pagar? Quanto é que cada fluxo de receita contribui para as receitas globais?

A aplicação do Modelo de Negócio (Business Model Canvas) pode facilitar muito a concepção de novos produtos e serviços, através do exercício e estudo de seus nove elementos fundamentais. Também possibilita divergir e convergir opiniões, criando assim um entendimento comum entre os envolvidos e gerando indicadores fortes para a inovação estratégica.

Você já colocou em prática? Teve sucesso?




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Sobre o autor | Website

Rodilson Empreendedor Digital, Autor, Colunista, investidor e fundador do Site Guia Corporativo.