Planejamento Rodilson Silva

ANÁLISE PESTEL – Ferramenta estratégica

A Análise PESTEL,  é uma Ferramenta estratégica derivada dos princípios de marketing que é usada pelas empresas para rastrear o ambiente em que estão operando ou planejando lançar um novo projeto, produto ou serviço, etc. Com o objetivo de conseguir uma compreensão abrangente do ambiente macro no qual sua empresa está operando atualmente, esta é uma das melhores ferramentas de monitoramento que você pode usar para obter um quadro completo. No entanto, antes de começar a usar esta ferramenta, é importante entender o que cada fator significa.




A Análise PESTEL leva em conta os seguintes fatores:

Fatores políticos

Isso leva em conta o nível de intervenção do governo na economia. Fatores políticos são importantes, pois, as empresas precisam de estabilidade política para operar ou eles vão deixar de atingir o nível desejado de rentabilidade. Além da estabilidade, os fatores políticos também incluem políticas governamentais, leis fiscais, regulamentações trabalhistas e políticas comerciais.

Fatores econômicos

Fatores econômicos que afetam as empresas têm um impacto direto sobre a sua rentabilidade e, portanto, são importantes quando você analisar o PESTEL. Esses fatores incluem a taxa de inflação, taxa de câmbio, taxa de juros e rendimento disponível para os consumidores finais. Os fatores econômicos podem ser ainda classificados em fatores microeconômicos e macroeconômicos. Os fatores microeconômicos estão relacionados com a forma com que os consumidores na sociedade gastam sua renda disponível, enquanto os fatores macroeconômicos estão mais preocupados com as condições gerais da oferta e demanda na economia.

Fatores sociais

O ambiente social em que a empresa opera também tem um impacto profundo sobre o seu funcionamento. Os fatores sociais incluem as influências culturais e crenças do público-alvo. Por exemplo, um produto ou um anúncio publicitário pode ser considerado ofensivo numa cultura em particular, enquanto este seria perfeitamente normal em outra cultura. Isso também irá incluir dados demográficos, idade, educação, gostos, interesses e opiniões da sociedade.

Fatores tecnológicos

Fatores tecnológicos são um dos fatores mais importantes da Análise Pestel. Hoje, as empresas alocam recursos consideráveis ​​no sentido de Pesquisa e Desenvolvimento para ficar à frente no jogo e não perder terreno para seus concorrentes. Fatores tecnológicos não são apenas importantes na produção de produtos e serviços, mas também na sua distribuição. Estes fatores ajudam as empresas a explorar novas formas de comunicação envolvente e interagir com seu público-alvo.

Fatores ambientais

Os fatores ambientais são essenciais para analisar o PESTEL e pode ser considerado uma adição relativamente nova para as ferramentas analíticas macroeconômicas. No entanto, eles ganharam importância devido à preocupação crescente sobre o meio ambiente entre as massas. Os consumidores de hoje preferem comprar produtos de empresas cujos produtos e serviços são compatíveis com o ambiente e que são socialmente responsáveis.

Fatores Legais

Fatores legais são também considerados uma parte importante em todo o cenário macroeconômico e concentram-se em questões como a segurança dos produtos, os direitos do consumidor e as leis, igualdade de oportunidades, saúde e segurança. Para as empresas operarem com sucesso, elas devem não só saber, mas também respeitar as regras e regulamentos do país em que estão operando.

Estes fatores devem ser compreendidos por todas as organizações, a fim de analisar o PESTEL como uma Ferramenta estratégica que pode ajudar o plano de negócios a alcançar seus objetivos estratégicos de uma forma mais realista. A importância de cada um dos fatores pode ser diferente para diferentes tipos de indústrias, mas é imperativo em qualquer estratégia que uma empresa desenvolva e realize a análise PESTEL, uma vez que é uma versão muito mais abrangente da Análise SWOT.

Se você gostou do assunto, por favor compartilhe e deixe seu comentário.




Compartilhe

Sobre o autor | Website

Rodilson Empreendedor Digital, Autor, Colunista, investidor e fundador do Site Guia Corporativo.