5 Estratégias Logísticas na Indústria Farmacêutica

Vários desafios continuam a existir na indústria farmacêutica. Esses desafios foram discutidos recentemente por um executivo sênior da indústria.

Baixo incentivo na Redução de Estoque

Primeiro, a indústria farmacêutica deve continuar a cumprir suas exigências éticas de fornecer medicamentos para todas as pessoas para lutarem contra doenças e sofrimentos.

Em segundo lugar, os requisitos de serviço determinam que situações de “falta do estoque” são inaceitáveis – com os valores exigidos em P&D para trazer novos produtos para o mercado, quando ele finalmente chega, nada menos do que 100% de taxas são inaceitáveis. As margens dos produtos farmacêuticos são excepcionalmente elevadas, mas a vida útil das patentes é limitada, de modo que as empresas farmacêuticas estão dispostas a gastar qualquer coisa para continuarem no fornecimento.

Em terceiro lugar, as empresas farmacêuticas geram enormes quantidades de caixa – de modo que o fluxo de caixa e a geração de caixa não são realmente muito importantes. As margens geradas são tão altas que os executivos seriam tolos por não querer proteger isso. O resultado? Os executivos seniores estão relutantes em reduzir o inventário, com o resultado de que existem tempos de ciclo excepcionalmente longos e muitos inventários existem na cadeia de suprimentos.

Produtos falsificados e segurança

Além disso, a ameaça de produtos falsificados que entram no mercado é maior do que nunca. Um relatório recente do – Wall Street Journal – observou que em vários golpes, as empresas farmacêuticas tiveram drogas inseridas em sua cadeia de suprimentos porque as novas tecnologias facilitam a falsificação de rotulagem de medicamentos prescritos e porque o alto preço das drogas alimentou demanda de fornecedores baratos.

Por exemplo, a Pfizer teve um caso em que seu medicamento contra o colesterol, Lipitor, teve um “Recall” de cerca de 200 mil frascos, que em valor total de mercado representava cerca de US$ 55 milhões, contendo pílulas falsas de fora dos EUA. Em outro caso, os falsificadores visavam o Procrit de anemia da Johnson & Johnson, nos quais os frascos contendo uma força mais baixa do remédio eram afixados com um rótulo para maior resistência (uma diferença de US$ 428 em valor por garrafa). O número de casos de falsificações pelo FDA aumentou de 4 em 1998 para mais de 22 em 2002.

  • FDA – (do inglês “Food and Drug Administration”), é uma agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

Sites de fabricação desatualizados

A fabricação farmacêutica nasceu na farmácia. Até a década de 1930, os farmacêuticos ainda estavam misturando pó em frascos, e fazendo comprimidos em suas próprias farmácias para entrega aos clientes.

Hoje em dia, por exemplo, se você entrar em um site de fabricação principal da GSK, você notará um grande misturador em forma de V para misturar produtos químicos que é a versão maior de um modelo em miniatura usado na farmácia para o mesmo objetivo.

Além disso, a capacidade de conduzir mudanças é limitada, pois a FDA está relutante em aprovar quaisquer alterações que possam afetar a qualidade do produto. Esta posição foi recentemente revista, e a FDA agora está permitindo que empresas como a GSK apresentem fabricação nova e inovadora que não sejam apenas mais eficientes, mas que efetivamente melhorarão a confiabilidade e a qualidade dos produtos farmacêuticos.

Comércio paralelo

A recente onda de venda de produtos farmacêuticos do Canadá para os EUA é apenas a ponta do iceberg. As farmácias canadenses estavam comprando drogas a um preço mais baixo negociado pelo governo canadense e vendendo-as pela fronteira para os EUA, onde os preços são maiores.

Isso também ocorre entre fronteiras na Europa entre grandes atacadistas, bem como através de transações do mercado negro nos países em desenvolvimento. O perigo aqui é que as empresas farmacêuticas perdem a capacidade de saber de onde esses medicamentos estão vindo – o que é um argumento para a tecnologia RFID.

  • RFID – (do inglês “Radio-Frequency Identification”) identificação por rádio frequência – é um método de identificação automática através de sinais de rádio.

Projeto de rede complexo

Controlar a cadeia de suprimentos torna-se cada vez mais difícil. Em empresas como a GlaxoSmithKline, mais de 40.000 SKUs são distribuídas em todo o mundo, o que em alguns casos inclui alguns produtos muito especializados.

Existe uma grande variedade de canais de distribuição, incluindo aqueles que se dirigem direto para o médico, varejista, atacadista ou outro canal. Reduzir os produtos acabados também é um desafio pelo tamanho desta rede – a GSK possui mais de 350 fábricas que não possuem produtos de produção, além de 350 que eles possuem, isso é muito caro para gerenciar – especialmente quando a ênfase na colocação de medicamentos no lugar certo no momento certo é tão crítica.

Diante desses desafios, a implantação de estratégias de gerenciamento e logística da cadeia de suprimentos historicamente tem sido um desafio. No entanto, o mundo está mudando. O acesso a medicamentos no terceiro mundo está se tornando um problema crítico na imprensa popular, e para fazê-lo efetivamente, as empresas farmacêuticas terão que reduzir seus custos e atender a essa necessidade de forma eficiente.

Dado esses desafios, o que os líderes de logística no negócio farmacêutico estão fazendo para impulsionar a mudança para suas organizações?

1. Educar os níveis superiores na gestão.

A mudança começa com a educação de executivos sobre o que está custando para impulsionar a mudança. A GSK estabeleceu uma medida de “cash to cash”, que levou quase dois anos para ser implementada. Por exemplo, a GSK percebeu que o ciclo “cash for cash” era de 9 a 18 meses, com a fabricação primária só demora algumas semanas.

Isso provocou a realização da enorme quantidade de desperdícios no sistema. A importância das técnicas de gerenciamento de preços também foi trazida à frente.

Treinamento e Educação - indústria farmacêutica

Treinamento e Educação – indústria farmacêutica

2. Criar uma visão estratégica.

Para ir a algum lugar, você tem que ter um bom senso de onde você quer ir. Assim, uma estratégia que fornece um plano para alinhar o gerenciamento de oferta e demanda, que estabelece níveis de capacidade, volumes de produtos e custos necessários é um bom lugar para começar.

Visão - indústria farmacêutica

Visão – indústria farmacêutica

3. Criar um meio para compartilhar informações em todo o mundo.

É fundamental identificar os tipos de informação que serão necessários, como deve fluir e identificar processos que permitam que a informação chegue às pessoas certas no momento certo, bem como o que eles são responsáveis por fazer com essa informação quando chega.

A criação de uma rede global para ligar pessoas on-line através de comunidades é fundamental para vincular pessoas ao redor do mundo.

Isto é especialmente crítico para gerenciar a volatilidade da demanda, como durante a última epidemia de SARS. À medida que a comunidade global se fortalece, o trabalho em países como a China torna-se mais viável e as fábricas ao redor do mundo podem ser vinculadas através de estrangeiros conectados à rede GSK.

  • SARS – (do inglês “serious acute respiratory syndrome”), Síndrome respiratória aguda grave.

    Excelência Operacional - indústria farmacêutica

    Excelência Operacional – indústria farmacêutica

4. Concentre-se na excelência operacional.

Uma parte importante para impulsionar a melhoria é criar um processo para identificar as melhores práticas em transporte, estocagem e qualidade de conformidade (controles de temperatura, etc.), para que as pessoas entendam o que se espera deles.

Isso também inclui a colocação de processos para comércio entre fronteiras, tarifas, clientes e impostos especiais de consumo, bem como aspectos regulatórios.

5. Consenso na Previsão de Demanda – Forecasting

Consensus - indústria farmacêutica

Consensus – indústria farmacêutica

Essa abordagem de previsão foi criada para descrever como as empresas concordam sobre o que será vendido. O processo requer fabricação, vendas, marketing e distribuição para concordar com uma previsão. A precisão da previsão na indústria farmacêutica, melhorou de 30% para 65% ao longo de uma previsão de 12 semanas, mas ainda há muito trabalho sobre o que fazer no futuro.

As empresas na indústria farmacêutica precisam se concentrar em uma estratégia de três pernas:

 

  • Faça funcionar;
  • Introduza estratégias e formas de trabalhar;
  • Reduza os tempos de ciclo e leadtimes.

Conclusão

As melhores escolhas ou decisões normalmente levam a melhores resultados. Realizar com sucesso um processo de mudança é uma questão que depende das escolhas que são feitas, em particular, em relação às competências que serão desenvolvidas e usadas por seus profissionais na indústria farmacêutica.

Até a próxima, seja o seu melhor, invista no sucesso de outros e faça a sua viagem contar.

Rodilson Silva

Gostou do conteúdo, por favor compartilhe!!!

Sobre o autor | Website

Empreendedor Digital, Autor, Colunista, investidor, podcaster (GuiaKast) e fundador do Site Guia Corporativo.

10 Benefícios de escolher a Logística como sua Graduação

E-book 100% grátis

100% livre de spam.