ISO 9001 Planejamento Rodilson Silva

13 Etapas para a certificação ISO 9001

Se a sua empresa está tentando implementar um Sistema de Gerenciamento de Qualidade (SGQ) com base no padrão ISO 9001 e obter a certificação, você pode estar sobrecarregado tentando descobrir por onde começar.

Para ajudar com isso, aqui está uma visão geral das 13 etapas que são necessárias para ajudá-lo a garantir que nada seja perdido durante sua implementação e os preparativos para a certificação:

1 – Suporte da Gerência

Isso é crítico. Sem o apoio da gestão, a implementação da ISO 9001 quase certamente falhará. Planeje as suas estratégias de vendas com o objetivo de convencer sua administração de que a ISO 9001 é uma excelente ideia.




2 – Identificação dos requisitos

Outro passo crucial para garantir que sua implementação seja bem-sucedida é garantir que você tenha identificado corretamente todos os requisitos que existem para o seu SGQ. Estes incluirão os requisitos do cliente, bem como outros requisitos, tais como regulações e necessidades para a cultura da empresa.

Processos e Procedimentos - ISO 9001

Processos e Procedimentos – ISO 9001

3 – Definir escopo

Definir o alcance do seu SGQ ajudará a garantir que você conheça os limites de tudo que precisa ser feito, de modo que você não inclua áreas da sua empresa que possam não ter um efeito no seu sistema.

A ferramenta chave para definir o escopo é a “política de qualidade” que será o primeiro documento que você precisará criar para o SGQ.

4 – Definir processos e procedimentos

Estão incluídos os procedimentos obrigatórios definidos pelo padrão da ISO 9001, mas também quaisquer processos e procedimentos adicionais exigidos pela sua empresa para garantir resultados consistentes e adequados em relação à qualidade.

A chave é definir todos os processos em sua empresa e ver como eles interagem dentro de sua organização. É nessas interações que podem ocorrer problemas.

5 – Implementar processos e procedimentos

Muitas vezes, esses processos já estão em vigor em sua empresa e só precisam ser devidamente documentados para garantir resultados consistentes. Nem todos os processos precisam ser procedimentos documentados, mas é importante decidir quais devem ser para garantir produtos e serviços compatíveis.

Treinamento - ISO 9001

Treinamento – ISO 9001

6 – Programas de treinamento e conscientização

É importante que todos em sua organização saibam o que você está fazendo com seu SGQ e como eles se encaixam na equação.

Os funcionários devem ter treinamento sobre o que é ISO 9001, para que eles estejam cientes do por que você está fazendo isso, bem como treinamentos importantes caso haja qualquer alteração nos processos em que eles estão envolvidos.

7 – Trabalhe em conjunto com um órgão de certificação

Esse pode ser um passo muito importante na eficácia da sua implementação. O órgão de certificação é a empresa que, em última instância, entrará para auditar seu SGQ e decidirá se ele é compatível com os requisitos ISO 9001, bem como se é efetivo e se está melhorando.

É melhor entrevistar vários órgãos de certificação para decidir qual é o caminho certo para sua empresa.

8 – Operar o SGQ / Medir o sistema

Isso é, quando você coletará os registros que serão necessários nas auditorias para mostrar que seus processos atendem aos requisitos estabelecidos para eles, que são efetivos e que as melhorias estão sendo feitas em seu SGQ conforme necessário.

Os órgãos de certificação precisam que isso aconteça durante um certo período de tempo, assim eles identificarão as necessidades, para garantir que o sistema esteja maduro o suficiente para mostrar conformidade.




9 – Realizar auditorias internas

Antes que o órgão de certificação venha auditar o seu sistema, eles primeiro querem que você audite cada processo internamente. Isso lhe dará uma chance de garantir que os processos internos estão de acordo com o que você planejou.

Você também terá a chance de implementar as ações corretivas necessárias para corrigir os problemas que você encontrar. Por que não considerar fazer um curso de auditoria interna ISO 9001 para mais detalhes.

10 – Revisão do gerenciamento de conduta

Assim como é importante que o gerenciamento suporte a implementação da ISO 9001, também é importante que eles estejam envolvidos na manutenção contínua do SGQ. A gerência precisa revisar dados especificados das atividades do SGQ, a fim de garantir que os processos tenham recursos adequados para serem efetivos e melhorar.

11 – Ação corretiva

Esse é o passo onde você encontra a causa raiz de qualquer problema encontrado durante suas medições, auditorias internas, revisão do gerenciamento e toma medidas para corrigir a causa raiz. Este é o passo fundamental para a melhoria, que é o foco principal de ter um SGQ ISO 9001.

12 – Auditoria de certificação da Etapa 1

Esta é uma revisão de sua documentação pelos auditores do órgão de certificação para verificar que, “em papel”, você abordou todos os requisitos necessários da norma ISO 9001. Os auditores emitirão um relatório descrevendo onde você cumpre e onde há problemas, e você terá a chance de implementar quaisquer ações corretivas para resolver os problemas. Isso pode ocorrer durante o período definido para a operação inicial do SGQ.

13 – Auditoria de certificação da Etapa 2

Esta é a principal auditoria quando os auditores do órgão de certificação analisarão os registros que você acumulou operando seus processos de SGQ, incluindo seus registros de auditorias internas, revisão do gerenciamento e ações corretivas. A partir desta revisão, que levará vários dias, eles emitirão um relatório detalhando as descobertas e se eles acreditam que o seu SGQ pode ser eficaz e em conformidade com os requisitos ISO 9001.

Os auditores também farão uma recomendação para certificação se você atender a todos os requisitos. Se você tiver alguma não-conformidade importante, então você precisará tomar medidas corretivas para esses problemas antes que a certificação possa ser recomendada

Um bom plano ajudará muito quando você implementar a ISO 9001 e trabalhar em direção à certificação, então tome o tempo para planejar e saber quais recursos você precisa – isso irá poupar tempo e recursos mais tarde.

Conclusão:
Certificação - ISO 9001

Certificação – ISO 9001

Você acha que as ações corretivas e preventivas são uma perda de tempo, ou algo que só é útil como uma vitrine para o auditor?

Ações Corretivas e Preventivas – a melhor maneira de economizar dinheiro

Pode parecer redundante, mas os maiores benefícios podem ser realizados corrigindo corretamente os maiores problemas. Sabiamente, usar ações corretivas para os maiores problemas é a maneira mais eficaz de economizar dinheiro, levando a constante melhoria contínua e economizando dinheiro através dessa melhoria, e essa é a melhor razão para implementar um sistema ISO9001.

Existem algumas etapas simples que todos nós passamos, subconscientemente, quando estamos tentando resolver um problema difícil, e isso funciona bem quando documentado corretamente como um sistema de Ação Corretiva em uma empresa.

Há muitas maneiras de documentá-los, desde programas de computador extravagantes até formulários de papel simples ou PDF, mas todos os passos parecem seguir o mesmo fluxo.

Até a próxima, seja o seu melhor, invista no sucesso de outros e faça a sua viagem contar.

Rodilson Silva

Gostou do conteúdo, por favor compartilhe!!!




CURSOS ONLINE
Cursos online para qualificação profissional, em diversas áreas do conhecimento, com certificados válidos para você dar upgrade na sua carreira.

Cursos Online

Cursos Online

Compartilhe

Sobre o autor | Website

Rodilson Empreendedor Digital, Autor, Colunista, investidor e fundador do Site Guia Corporativo.