O processo de gerenciamento de riscos em 5 etapas

Identificar o risco

As empresas precisam identificar os riscos aos quais o negócio está exposto utilizando dados compilados de fontes múltiplas. Depois, precisam classificar os riscos em categorias como oferta, operações e demanda. Por exemplo, os riscos operacionais podem incluir avarias, capacidades de processamento inadequadas, questões de saúde e segurança e greves.

Os riscos de fornecimento podem ser na forma de interrupções políticas ou econômicas devido a restrições comerciais e tarifas, questões ambientais, desastres naturais ou uma pandemia.

Compreender onde se encontram os riscos permite às empresas criar um mapa detalhado de suas cadeias de suprimentos para identificar vulnerabilidades e fraquezas. Os parâmetros para avaliar os riscos incluirão volumes de compras, escassez, o efeito sobre as vendas, estruturas de propriedade, geografia, requisitos aduaneiros e impostos. Isto significa olhar além de seus fornecedores – olhe para os fornecedores de seu fornecedor.

Você precisa mapear toda a sua cadeia de suprimentos para capturar os caminhos de abastecimento, incluindo origem, instalações de distribuição e centros de transporte críticos para evitar interrupções inesperadas que poderiam paralisar o negócio.

Analisar o risco

A análise de riscos ajuda a orientar as estratégias de mitigação definindo cenários de possíveis resultados e avaliando o nível de impacto. Um cartão de pontuação de risco é uma boa ferramenta para acessar o perfil de risco de um fornecedor ou ativo. Os quadros de pontuação fornecem um instantâneo do status atual de risco de um fornecedor e ajuda a definir e classificar os riscos individuais.

Os quadros de pontuação são úteis para organizar os riscos por tópicos, tais como estabilidade econômica dos fornecedores, risco de ruptura de fornecimento, risco de mercado e de custo, risco de imagem e de conformidade ou risco de qualidade e desempenho.

Ao realizar avaliações de risco, também é importante levar em consideração os riscos de localização com relação a desastres naturais que têm o potencial de afetar vários fornecedores ao mesmo tempo.

Dependendo do nível de exposição e da escala do impacto, as organizações podem priorizar riscos para atenção direcionada, como a diversificação das fontes de suprimentos, passando de uma única fonte para um sistema de várias fontes. Alternativamente, elas podem optar por manter um estoque de segurança de materiais e componentes-chave.

Avalie o risco

Avalie e classifique as incertezas de oferta e demanda para determinar diferentes ações para mitigar os riscos. Por exemplo, se a incerteza de oferta e demanda são ambas baixas, o foco deve ser a eficiência de custos e a fonte única de suprimento. Entretanto, quando a incerteza de fornecimento é baixa e o risco de demanda é alto, o foco deve ser a disseminação do risco através de múltiplas fontes e compartilhamento do risco.

Quando tanto a incerteza de oferta como a incerteza de demanda são altas, a cadeia de suprimentos precisa ser ágil e capaz de cobrir os riscos de demanda e preços através de uma variedade de ferramentas financeiras e contratuais.

Gerencie o risco

Planeje e se prepare para eventos imprevistos. É importante ter uma estratégia de mitigação para antecipar e minimizar os desafios da cadeia de suprimentos e selecionar estratégias apropriadas para gerenciar o risco. Por exemplo, países do Pacífico como a Nova Zelândia e a Austrália poderiam se abastecer potencialmente de mercadorias da Indonésia ou das Filipinas. Tenha em mente que esta abordagem também pode exigir diferentes estratégias de logística e transporte.

Monitore o risco

O monitoramento ativo e a revisão são cruciais para gerenciar o risco da cadeia de Suprimentos. As circunstâncias mudam, e sua estratégia para identificação de riscos deve ser responsável por isso.

Conclusão

A tecnologia e a digitalização dos canais de abastecimento são cruciais para ajudar a melhorar a gestão dos riscos da cadeia de suprimentos. A tecnologia tem ajudado as pequenas e médias empresas através da pandemia, aproveitando os dados dos clientes para fornecer experiências personalizadas e para comunicar sem problemas promoções ou fornecer atualizações comerciais aos clientes tão necessárias em tempos de crise.

 

Até a próxima, seja o seu melhor, invista no sucesso de outros e faça a sua viagem contar.

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