Planejamento de compras – Open to Buy (OTB)

O Open to Buy (OTB) é simplesmente um plano de compras que deve ser usado para garantir que você tenha a quantidade “certa” de estoque para apoiar seus planos de vendas. O objetivo do Open to Buy não é impedi-lo de comprar, é garantir que você alcance o nível ideal de estoque – nem muito nem pouco, tenha receitas disponíveis para compras especiais aumentando assim a sua margem inicial, tenha aumento das vendas devido à sempre ter novas mercadorias disponíveis, tenha aumento da margem bruta e, é claro, aumento do seu lucro.

Enquanto preparar e seguir um plano Open to Buy não é garantia de sucesso e que a falta de um plano não é garantia de falha, implementar o OTB em sua empresa é essencial para garantir o nível de estoque ideal e suportar o plano de vendas mensal, a fim de maximizar o retorno sobre o capital investido (Working Capital).

O plano OTB para o Varejista

Todo varejista precisa usar um plano de compras OTB. O pequeno varejista não pode se dar ao luxo de cometer erros, porque seu volume de vendas e fluxo de caixa são críticos. Já o grande varejista precisa disso devido ao seu tamanho, o que torna o planejamento e o controle ainda mais críticos.

Os varejistas tendem a sobrecarregar o estoque quando os aumentos de vendas são bons e tendem a diminuir muito quando as perspectivas são ruins. Assim, um aumento relativamente pequeno nas vendas muitas vezes leva a uma compra excessiva – e então, quando as vendas diminuem, altas reduções são iniciadas para eliminar esse excesso de oferta de mercadorias.

Isso, por sua vez, leva a um menor lucro bruto ou prejuízo total do varejista. O objetivo do OTB é manter um nível de estoque adequado quando as vendas estão baixas e um estoque não excessivamente alto quando as vendas aumentam. É aqui que entra em cena o Open to Buy. Ele informa o quanto de inventário deve estar disponível no início de um determinado mês e quantas mercadorias novas devem ser recebidas durante o mesmo período.

Benefícios de usar o Open to Buy

1. Capaz de estimar antecipadamente a necessidade real de capital que precisa ser investido em estoque mês a mês para a próxima temporada.
2. Ajuda a garantir uma quantidade adequada de estoque disponível para suportar as vendas planejadas.
3. Coloca restrições nos compromissos de mercadorias para que a loja não receba muitas mercadorias novas muito cedo na temporada – ou então não o suficiente.
4. Mantém um fluxo adequado de novas mercadorias que entram na loja durante toda a temporada. Isso mantém o cliente interessado em voltar de novo e de novo, e mantém a equipe de vendas animada por também ajuda nas vendas e o fluxo de caixa.
5. Estabelece metas para que o desempenho real possa ser comparado ao plano, apontando, assim, as áreas onde ações corretivas precisam ser tomadas.

Por estabelecer metas para que a performance do varejista possa ser comparada com o planejamento, o OTB mostra as ações corretivas que devem ser promovidas para aumentar o lucro e assim balancear a demanda das vendas com o orçamento disponível.

O Planejamento Open to Buy
Plano - Open to Buy

Plano – Open to Buy

Um bom controle de estoque é essencial para garantir que um nível adequado de mercadorias esteja disponível para a necessidade de vendas geradas. Ter muito estoque (ou o tipo errado) durante determinados períodos pode diminuir o fluxo de caixa e reduzir os lucros com muitos descontos. Por outro lado, se você sub-compra (ou seja, compra muito pouco produto) perde oportunidades de vendas, e não alcança seu lucro potencial (além de prejudicar a experiência do cliente). Um varejista pode ter certeza de estocar a quantidade certa de produtos certos no momento certo usando um plano OTB.

O Open to Buy pode ser calculado em unidades ou em dinheiro. Deve-se usar o melhor método dependendo da sua necessidade, pois há variações significativas nos custos entre os produtos. O OTB é essencialmente a diferença entre quanto estoque é necessário e quanto está realmente disponível. Isso inclui o estoque físico disponível, o estoque em trânsito e qualquer pedido pendente.

Considere a manutenção de um plano OTB para o seu negócio como um todo, mas também planeje para cada categoria de mercadoria que você armazena. O plano pode ser mantido em papel, em uma planilha ou comprando alguns dos softwares de varejo disponíveis que contêm programas Open-to-Buy.




A Fórmula do Open to Buy (OTB)
Open to Buy - Formula

Open to Buy – Formula

Vendas planejadas
+ Markdowns planejados (Para o caso de análise por dinheiro)
+ Produtos em trânsito (Para o caso de análise por Qtd)
+ Inventário de fim de mês planejado
– Início Planejado do Inventário do Mês
—————————————-
= Open to Buy (varejo)

Por exemplo, um varejista tem um nível de inventário de 155.000 un no dia 1º de julho e planeja um estoque de 150.000 un no final do mês para 31 de julho. As vendas planejadas para a loja são de 47.000 un, com 6.000 un que estão em trânsito. Portanto, o varejista tem necessidade de 36.000 un Open To Buy no varejo.

Antes de colocar seu plano Open to Buy em operação, se pergunte se cada número é realista. Faz sentido para a sua maneira de fazer negócios? Lembre-se de que muitas das figuras do seu plano de estoque são apenas diretrizes.

“Uma boa regra é – se o seu inventário final real está dentro de 5% do seu plano, você está indo muito bem”

Outra consideração aqui é o giro de estoque. Voltando ao que dissemos antes, onde um produto muito pequeno pode fazer com que você perca vendas e um produto em excesso pode fazer com que você consuma seu dinheiro, a forma como medimos isso é através do giro de estoque.

Exemplo – Planejamento de 6 meses
Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Estoque – Início do mês 155.000 150.000 152.000 157.000 157.000 165.000 153.000
Vendas 47.000 48.000 50.000 50.000 52.000 48.000 49.000
Trânsito 6.000 5.000 4.800 6.600 7.500 8.000 6.500
OTB 36.000 45.000 50.200 43.400 52.500 28.000 44.500
Estoque – Fim do mês 150.000 152.000 157.000 157.000 165.000 153.000 155.000

Todos os anos, muitos varejistas têm que fechar suas portas porque não administram bem o seu estoque. Um dos maiores fatores que contribuem para a má administração é a falta de um planejamento estratégico para compra na loja. Não precisa ser complicado e muitos sistemas de PDV irão ajudá-lo com isso. O Bottom line é, inicie algum tipo de plano de OTB ainda hoje.

Conclusão

Os resultados de um planejamento OTB ruim ou nenhum planejamento podem ser bastante onerosos e geralmente levam a estoques fora de equilíbrio. Pouca mercadoria em estoque levam a perdas de vendas, enquanto mercadorias em excesso geralmente acabam sendo menos lucrativas devido a necessidade de markdowns a um giro mais lento.

Então não se esqueça! Não usar um plano OTB é como dirigir um carro sem seguro ou construir uma casa sem um projeto. É perigoso e às vezes o resultado pode ser desastroso.

Até a próxima, seja o seu melhor, invista no sucesso de outros e faça a sua viagem contar.

Rodilson Silva

Gostou do conteúdo, por favor compartilhe!!!




Como arrumar emprego em 90 dias

Para a grande maioria dos profissionais, o processo na busca de emprego é algo desgastante, o que pode resultar em impactos indesejáveis ao estado emocional daqueles que pretendem conquistar uma boa posição no mercado de trabalho. Uma das causas que agravam o desconforto desse momento é a falta da correta informação profissional sobre os principais pontos envolvidos nesse processo. Tal desinformação pode até mesmo fazer com que boas oportunidades sejam desperdiçadas por causa da tomada de atitudes prejudiciais ao processo. Tais atitudes, no entanto, são previsíveis, logo podem ser evitadas.
Aqueles que usam seu tempo e recursos sabiamente e praticam os passos deste livro, serão capazes de desenvolver os hábitos que transformam e conseguir esses objetivos dentro de 90 dias ou menos.

Esse livro tem como objetivo ajudá-lo nesse processo do início ao fim e responder as principais perguntas, principalmente as que te causam ansiedade.

Sobre o autor | Website

Empreendedor Digital, Autor, Colunista, investidor, podcaster (GuiaKast) e fundador do Site Guia Corporativo.

10 Benefícios de escolher a Logística como sua Graduação

E-book 100% grátis

100% livre de spam.