Como criar uma capa de podcast incrível?

Os podcasts são uma experiência puramente auditiva, portanto, tudo se resume a ouvir. O visual não tem nada a ver com isso, correto? Errado.

Embora possa parecer esse o caso, isso está realmente muito longe da verdade. A arte da capa que os usuários veem, afinal, é a primeira experiência real que eles têm com seu conteúdo. E muito antes de decidirem ouvir, eles analisam essa obra de arte e isso pode até influenciar a permanência ou não por tempo suficiente para ler a descrição do seu podcast e muito menos ouvi-lo.

Todos sabemos que isso é verdade. Comemos com os olhos primeiro, e é por isso que os restaurantes se esforçam para ter pratos dignos do Instagram, mesmo que o sabor seja o que realmente importa. A arte da capa do seu podcast não é diferente e deve ser avaliada de acordo.

Também é importante notar que, quando os usuários navegam em diferentes plataformas com um grande número de podcasts, procuram algo para chamar sua atenção. Se a arte da capa realmente não os atrair, eles simplesmente passarão direto.

Verifique se a capa funciona nos Apple Podcasts

Enquanto o Spotify, o Google Podcasts e outros diretórios de podcast são uma ótima maneira de alcançar novos ouvintes, a Apple Podcasts (anteriormente iTunes) é o diretório maior e mais popular mundialmente até o momento. É fundamental que o seu podcast esteja listado no Apple Podcasts e que seu trabalho artístico atenda às especificações.

Requisitos técnicos para cada plataforma

Se você é como a maioria dos podcasters, você não quer ter o seu podcast apenas no seu site, você também deseja que ele esteja listado no Apple Podcasts, Spotify ou no Google para aumentar a visibilidade e maximizar os downloads.

Felizmente, a maioria dos requisitos técnicos agora é consistente na maioria das plataformas de podcast, tornando a sua vida um pouco mais fácil. Então, quais são as dimensões da arte da capa do Podcast?

Dimensões da arte da capa do podcast

As dimensões da arte da capa do podcast são 3000 x 3000 pixels, que é uma proporção de 1: 1. Em geral, você deve usar arquivos JPG ou PNG e, se estiver criando uma capa de podcast, ela deverá ter no mínimo 1400 x 1400 pixels. Você também precisa utilizar o espaço de cores RGB para obter melhores resultados.

Idealmente, para otimizar para dispositivos móveis, você deve compactar seus arquivos de imagem.

Práticas recomendadas para a criação da arte da capa do podcast

Agora que vimos o lado técnico, podemos nos concentrar nos aspectos mais criativos da capa do podcast. Isso pode ser mais divertido e um pouco cansativo, mas antes de começar a criar, observe atentamente essas práticas recomendadas.

Escolha cores vibrantes e contrastantes

Cores vibrantes na capa de seu podcast irão surpreendentemente e literalmente ajudar o seu podcast a se destacar de todos os demais. Isso é particularmente verdadeiro se você estiver destacando essas cores usando um esquema de cores contrastantes.

Vamos ver o exemplo abaixo. A capa do primeiro podcast é sombria e difícil de entender. Não é nada importante para você. No meio, a arte amarela brilhante é uma opção melhor. Porém, o caminho certo e que mais chama a sua atenção por tempo suficiente para que você queira ler mais é a da direita. O logotipo é mais distinto e é colocado em foco claro com o contraste amarelo-laranja contra o fundo cinza-preto suave.

Lembre-se da sua marca

A arte da capa do podcast, independentemente de você perceber ou não, será uma parte importante da sua marca. O seu podcast é nítido, ousado e inteligente? Incorpore isso ao trabalho artístico. É sério, engraçado, artístico ou simplista? Crie uma capa que reflita isso e você terá mais chances de atrair o público certo.

Se o seu podcast for uma extensão do seu negócio, verifique também se a marca está alinhada. Use esquemas de cores e textos semelhantes e coloque um logotipo da marca em algum lugar da imagem.

Esteja atento ao texto

Você pode usar simplesmente o texto na arte da capa. De fato, geralmente é uma boa estratégia listar o nome do seu programa (ou suas iniciais) na obra de arte. Dito isto, há algumas coisas a serem lembradas com o texto:

  • Você não quer ter um texto muito longo;
  • Você não quer que seja difícil de ler; às vezes as pessoas tentam ser criativas e, em vez disso, fica confuso;
  • Mantenha a fonte simples e verifique se qualquer texto-chave pode ser lido quando pequeno em uma pequena tela do celular.

Incorpore o Storytelling

Isso pode não ser aplicável a todos os podcasts, mas às vezes a narrativa de sua arte de capa pode dizer muito sem um único trecho de texto necessário. E, acredite ou não, com muita criatividade, você pode contar (ou provocar) histórias simples que provocam emoções poderosas e fazem os usuários sentirem a necessidade de ouvir.

Não esqueça do espaço em branco

O espaço em branco é uma consideração importante de design para todas as imagens, e a arte da capa do podcast não é diferente.

O objetivo é que a arte da capa do podcast seja não apenas seja atraente , mas também distinguível em telas pequenas. Muito espaço em branco facilita a visualização das imagens que tornam sua arte de capa única.

A arte do podcast deve comunicar visualmente o assunto do podcast

Os podcasts são tão variáveis quanto as pessoas que os criam, e a arte do podcast deve ser influenciada pelo tipo de podcast que você possui. Seu objetivo é garantir que os possíveis ouvintes entendam do que é o seu podcast, para que você tenha uma ótima primeira impressão. Qual é o objetivo do seu podcast?

Como criar uma capa de podcast com o Canva

Mesmo se você não tiver absolutamente nenhuma experiência em design ou codificação, ainda poderá criar capas de podcast atraentes e bonitas sem precisar gastar muito dinheiro. Tudo o que você precisa fazer é se inscrever no Canva.

Para começar, encontre um modelo com o qual deseja trabalhar. Dessa forma, você não estará começando do zero, se não quiser.

Selecione um modelo que tenha a estrutura básica de design que você acha que funcionará para você. Lembre-se de que você pode personalizar todos os aspectos.

Em seguida, altere o texto e reposicione os componentes principais. Selecione um novo plano de fundo, se necessário e, em seguida, alterne e atualize os gráficos. O Canva possui uma lista enorme de fotos, padrões de gradiente e gráficos gratuitos que você pode usar gratuitamente. Você pode até carregar imagens ou logotipos personalizados e sobrepô-los a outros gráficos.

Em apenas dois minutos, peguei o modelo acima e o transformei neste:

A personalização é fácil e rápida, e você pode redimensionar a imagem para a contagem de pixels desejada assim que estiver pronto.

Exemplo surpreendente de uma capa de podcast eficiente

Analisamos o exemplo do Podcast da Rádio Ambulante que mostra o que fazer e o que não fazer quando se trata da capa do podcast. Ela é um exemplo excepcional do que pode ser a arte da capa do podcast e como você pode adaptar essas estratégias às suas.

Radio Ambulante é um podcast espanhol criado pela NPR que conta histórias latino-americanas. É outro podcast que utiliza muito a narrativa.

A arte da capa é simples da maneira correta, deixando muito espaço em branco para ajudar o seu olho a se concentrar onde você mais precisa. Ele também tem um pequeno pingo de vermelho que funciona tão bem no fundo, chamando a atenção para o logotipo interessante e distinto que você certamente reconhecerá.

Resumindo: Como criar uma capa de podcast incrível

Criar ótimas capas de podcast é realmente importante ao tentar encontrar o seu público. Os novos ouvintes julgarão “SIM” um livro pela capa.

Mas criar a sua capa do podcast não precisa ser difícil.

  • Pense no que é importante para o seu podcast. Em que categoria ele se encaixa e o que o torna único? Considere isso nas imagens e na fonte;
  • Faça uma arte simples. Isso garante que seja memorável e claro, mesmo quando pequeno;
  • Ao projetar a sua arte, diminua o zoom para garantir que ela também pareça boa quando pequena;
  • Não se esqueça de planejar como serão as imagens e o conteúdo do cabeçalho.

Alternativas: Contratar um Designer Gráfico

Se você tiver algum orçamento, contratar um designer gráfico profissional para criar a capa do podcast é uma prática recomendada. Você obterá uma imagem com aparência profissional e de alta qualidade.

O design da nova capa do RSS News foi criado pelo Designer Gráfico Weberson Jesus explorando as técnicas acima a fim de comunicar o assunto do Podcast.

 

Site – https://webersonjds5.wixsite.com/weberson

Email. wjsdesign@outlook.com

 

Conclusão

A arte da capa do podcast pode afetar diretamente o sucesso geral do seu podcast, determinando se você pode ou não atrair a atenção dos usuários em uma programação e usá-la para solidificar sua marca e sua voz. Portanto, não é algo que você deve tratar levemente, portanto, essas práticas recomendadas podem ajudá-lo a criar um rosto distinto, impressionante e imediatamente reconhecível para o excelente conteúdo de podcast que você está publicando.

 

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