ANÁLISE PESTEL – Ferramenta estratégica
A análise PESTEL + E é uma estrutura ou ferramenta usada para analisar e monitorar os fatores macro ambientais que podem ter um impacto profundo no desempenho da sua Cadeia de Suprimentos. Essa ferramenta é especialmente útil ao iniciar um novo negócio ou entrar no mercado externo.
É frequentemente usado em colaboração com outras ferramentas analíticas de negócios, como a análise SWOT e as Cinco Forças de Porter, para fornecer uma compreensão clara de uma situação e de fatores internos e externos relacionados.
PESTEL é uma sigla que significa fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais, legais e o mais novo ético. No entanto, ao longo dos anos, os profissionais expandiram a estrutura com fatores como Demografia, Intercultural, Ética e Ecologia, resultando em variantes na descrição.
Com o objetivo de conseguir uma compreensão abrangente do ambiente macro no qual sua empresa está operando atualmente, esta é uma das melhores ferramentas de monitoramento que você pode usar para obter um quadro completo. No entanto, antes de começar a usar esta ferramenta, é importante entender o que cada fator significa.
A Análise PESTEL+E leva em conta os seguintes fatores:
Fatores Políticos (Political)
Isso leva em conta o nível de intervenção do governo na economia. Fatores políticos são importantes, pois, as empresas precisam de estabilidade política para operar ou elas vão deixar de atingir o nível desejado de rentabilidade. Além da estabilidade ou instabilidade política, os fatores políticos também incluem política governamental, corrupção, política de comércio exterior, política tributária, legislação trabalhista, legislação ambiental e restrições comerciais.
Além disso, o governo pode ter um impacto profundo no sistema educacional, na infraestrutura e nos regulamentos de saúde de uma nação. Todos esses são fatores que precisam ser levados em consideração ao avaliar a atratividade de um mercado em potencial.
Fatores Econômicos (Economic)
Fatores econômicos que afetam as empresas têm um impacto direto sobre a sua rentabilidade e, portanto, são importantes quando você utiliza a análise PESTEL.
Esses fatores incluem o crescimento econômico, a taxa de inflação, taxa de câmbio, taxa de juros, rendimento disponível para os consumidores finais e taxas de desemprego. Os fatores econômicos podem ser ainda classificados em fatores microeconômicos e macroeconômicos.
Os fatores microeconômicos estão relacionados com a forma com que os consumidores na sociedade gastam sua renda disponível, enquanto os fatores macroeconômicos estão mais preocupados com as condições gerais da oferta e demanda na economia.
Esses fatores podem ter um impacto direto ou indireto ao longo prazo em uma empresa, uma vez que afeta o poder de compra dos consumidores e pode alterar os modelos de oferta / demanda na economia. Consequentemente, também afeta a maneira como as empresas avaliam seus produtos e serviços.
Fatores Sociais (Social)
O ambiente social em que a empresa opera também tem um impacto profundo sobre o seu funcionamento. Os fatores sociais incluem as influências culturais e crenças do público-alvo. Por exemplo, um produto ou um anúncio publicitário pode ser considerado ofensivo numa cultura em particular, enquanto este seria perfeitamente normal em outra cultura. Isso também irá incluir dados demográficos, normas, costumes, idade, educação, gostos, interesses e opiniões da sociedade.
Isso inclui também tendências populacionais, como taxa de crescimento populacional, distribuição etária, distribuição de renda, atitudes na carreira, ênfase na segurança, consciência da saúde, atitudes no estilo de vida e barreiras culturais.
Esses fatores são especialmente importantes para os profissionais de marketing ao segmentar determinados clientes. Além disso, também diz algo sobre a força de trabalho local e sua vontade de trabalhar sob certas condições.
Fatores Tecnológicos (Technological)
Fatores tecnológicos são um dos fatores mais importantes da análise Pestel. Fatores tecnológicos não são apenas importantes na produção de produtos e serviços, mas também na sua distribuição. Estes fatores ajudam as empresas a explorar formas de comunicação mais envolventes e interação com seu público-alvo, podem afetar as operações da indústria e do mercado de forma favorável ou desfavorável.
Refere-se a incentivos tecnológicos, nível de atividade de inovação, automação, pesquisa e desenvolvimento (P&D), mudança tecnológica e a quantidade de conhecimento tecnológico que um mercado possui.
Esses fatores podem influenciar as decisões de entrar ou não em determinados setores, lançar ou não lançar determinados produtos ou terceirizar atividades de produção no exterior.
Ao saber o que está acontecendo em termos de tecnologia, você poderá impedir que sua empresa gaste muito dinheiro no desenvolvimento de uma tecnologia que se tornaria obsoleta muito em breve devido a alterações tecnológicas disruptivas em outros lugares.
Fatores Ambientais (Environmental)
Os fatores ambientais são essenciais para analisar o PESTEL e pode ser considerado uma adição relativamente nova para as ferramentas analíticas macroeconômicas. No entanto, eles ganharam importância devido à preocupação crescente sobre o meio ambiente entre as massas. Os consumidores de hoje preferem comprar produtos de empresas cujos produtos e serviços são compatíveis com o ambiente e que são socialmente responsáveis.
Eles se tornaram ainda mais importantes devido à crescente escassez de matérias-primas, metas de poluição e metas de carbono estabelecidas pelos governos.
Esses fatores incluem aspectos ecológicos e ambientais, como tempo, clima, compensações ambientais e mudanças climáticas que podem afetar especialmente setores como turismo, agricultura, agricultura e seguros. Além disso, a crescente conscientização sobre os possíveis impactos das mudanças climáticas está afetando o modo como as empresas operam e os produtos que oferecem.
Isso levou muitas empresas a se envolverem cada vez mais em práticas como responsabilidade social corporativa (RSE) e sustentabilidade.
Fatores Legais (Legal)
Fatores legais são também considerados uma parte importante em todo o cenário macroeconômico e concentram-se em questões como a segurança dos produtos, os direitos do consumidor, leis de igualdade de oportunidades, leis de discriminação, leis antitruste, leis trabalhistas, leis de direitos autorais, patentes e leis de saúde e segurança.
Para as empresas operarem com sucesso, elas não devem só saber, como também devem respeitar as regras e regulamentos do país em que estão operando. É claro que as empresas precisam saber o que é e o que não é legal para negociar com sucesso e ética. Se uma organização comercializa globalmente, isso se torna especialmente complicado, pois cada país tem seu próprio conjunto de regras e regulamentos.
Além disso, você precisa estar ciente de possíveis alterações na legislação e do impacto que isso possa ter nos seus negócios no futuro.
O mais recomendado é ter um consultor jurídico ou advogado para ajudá-lo com esse tipo de coisa.
Fatores Éticos (Ethical) – NOVO
A adição mais recente ao PESTEL é o E extra – tornando-o PESTELE ou STEEPLE. Isso significa ético e inclui princípios éticos e problemas morais ou éticos que podem surgir em uma empresa. Considera coisas como comércio justo, atos de escravidão e trabalho infantil, bem como responsabilidade social corporativa (CSR), onde uma empresa contribui para objetivos locais ou sociais, como voluntariado ou participação em atividades filantrópicas, ativistas ou de caridade.
Benefícios da análise PESTEL
Custo
O único custo da análise PESTEL é o tempo. Enquanto programas adicionais podem ajudar a organizar os inputs e o feedback, a análise PESTEL pode ser concluída através de um simples documento utilizando papel e caneta.
A análise PESTEL também é direta. A quantidade de pesquisa necessária, quanto tempo será dedicado e com que frequência você faz a análise para sua empresa é opcional. Mas o custo para realizar qualquer nível da análise não é propenso a flutuações.
O melhor de tudo é que qualquer um pode fazer a análise PESTEL. Enquanto uma equipe pode gerar melhores resultados, uma única pessoa também pode executar a análise com sucesso.
Compreensão mais profunda
Sem a análise PESTEL, os ambientes que afetam direta e indiretamente os negócios podem passar despercebidos. Por exemplo, você pode ignorar as leis de segurança ou do consumidor ao desenvolver o protótipo do seu produto. Ou talvez você não saiba quais são as barreiras tecnológicas que os clientes enfrentam nas áreas rurais, em comparação com os clientes nas áreas mais populosas. Ou enquanto seu produto funciona bem em seu ambiente atual, exportar para o outro lado do país pode ser um desastre financeiro.
A análise PESTEL ajuda a analisar muitos fatores diferentes e influentes que podem afetar o sucesso do lançamento de seu produto. Ela incentiva o desenvolvimento do planeamento para uma compreensão mais profunda do planejamento estratégico.
Desenvolvimento de alertas
Embora possamos usar a análise PESTEL para analisar empresas em um sentido mais amplo, ela também pode ser usada de maneira mais estreita e utilizada para produtos, planos de marketing e relacionamentos com clientes específicos. Particularmente, quando usada em novos projetos dentro da empresa, a análise PESTEL pode aumentar a conscientização sobre possíveis ameaças. Seja um concorrente existente, um concorrente próximo ou dentro de seus próprios produtos.
Por exemplo, se você descobrir que haverá um aumento de 15% no crescimento da população em uma determinada cidade, isso pode ser excelente para os seus negócios. Porém, se o aumento for predominantemente de idosos, enquanto o seu mercado-alvo está na faixa de 20 a 30 anos, isso poderá ser uma chance de alcançar um novo público com um novo produto.
Com a análise PESTEL, você tem a capacidade de examinar minuciosamente as alterações e desenvolver um plano para minimizar todo ou qualquer aumento ou danos no seu lucro. Sem ela, o negócio pode ser atingido pelo que pode ser denominado como uma ameaça inesperada.
Oportunidades externas
As oportunidades geralmente são externas. Usando a análise PESTEL para estudar ambientes externos, oportunidades podem ser encontradas e usadas para fortalecer os negócios de sua empresa.
Se você estiver usando a análise PESTEL para pesquisar tendências sociais e tecnológicas, por exemplo, poderá aprender que seu mercado-alvo está se movendo em direção a um novo canal de mídia social. E essa seria uma oportunidade ideal de criar uma campanha de marketing antes do seu concorrente. Uma forte abordagem de divulgação oferece a oportunidade de converter esses usuários em clientes antes de qualquer outra pessoa.
Ao executar a análise PESTEL, identifique primeiramente o seu motivo. Seja para desenvolver uma ideia de negócio ou para entender melhor o seu público-alvo.
Sem uma razão, a análise PESTEL pode fornecer resultados abaixo do esperado. Mas, com certeza, você verá as vantagens da análise PESTEL toda vez que for usada.
Conclusão
Estes fatores devem ser compreendidos por todas as organizações a fim de analisar o PESTEL como uma Ferramenta estratégica que pode ajudar o plano de negócios a alcançar seus objetivos estratégicos de uma forma mais realista. A importância de cada um dos fatores pode ser diferente para diferentes tipos de indústrias, mas é imperativo em qualquer estratégia que uma empresa desenvolva e realize a análise PESTEL, uma vez que é uma versão muito mais abrangente da Análise SWOT.
Até a próxima, seja o seu melhor, invista no sucesso de outros e faça a sua viagem contar.
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