5 passos para lidar com a falta de motivação no trabalho

Motivar funcionários para completar suas atividades no trabalho a um nível satisfatório ou ainda melhor pode ser um grande desafio. Os membros da equipe apenas mostram motivação quando são auto inspirados para realizar tarefas e sentem orgulho do resultado de seu trabalho.

Os funcionários que não têm a capacidade de desempenhar com sucesso suas atividades impactam negativamente os outros no local de trabalho, o que pode afetar diretamente o sucesso da empresa. A insatisfação no ambiente de trabalho, que não leva a motivação do empregado, pode causar consequências negativas.

Baixa Performance

Os funcionários que não estão motivados têm um desempenho inferior ao de outros. Se não houver entusiasmo pela missão da empresa, pode ser difícil manter o impulso necessário para completar um projeto. A baixa produtividade é consequência da não motivação, e outros funcionários podem sentir que devem trabalhar mais para compensar as tarefas inacabadas.

Atar os objetivos da empresa com os objetivos dos funcionários ajuda os membros da equipe a ver a importância de suas posições. O incentivo ajuda os funcionários a saber que são apreciados.

Insatisfação

Quando um funcionário não tem motivação, pode reduzir o moral de todo o escritório. Fofocas e queixas podem colocar funcionários chave contra a gestão. A insatisfação com seus empregos pode se espalhar, e você pode achar que seus funcionários querem sair.

Para evitar esse cenário, fale com o funcionário desmotivado assim que você notar uma mudança de comportamento, mostre que não há base para a insatisfação do trabalho em seu local de negócios.

Baixo nível de Serviço

Poor motivation - motivação

Poor motivation – motivação

Funcionários sem motivação podem não ter energia ou paciência para lidar com os clientes. Se seus funcionários são responsáveis por vendas, pedidos, devoluções ou atendimento, eles podem não representar adequadamente sua empresa ao público.

As consequências da falta de motivação podem incluir a falta de tato com o cliente, não oferecendo explicações adequadas, nenhum interesse em satisfazer pedidos ou ser grosseiro quando os clientes se queixam. Uma vez que sua empresa desenvolve uma má reputação no serviço prestado ao cliente, a impressão negativa pode ser de grande alcance, principalmente hoje em dia em que os comentários podem ser publicados em sites de revisão on-line.

Diminuição da Receita

Os funcionários devem agregar valor à empresa, seja através de receitas crescentes ou parte da equipe de apoio que produz vendas. Quando um empregado não está motivado para fazer o trabalho corretamente, ele pode impactar seu negócio principal.

Se os funcionários não produzem o suficiente para pagar suas posições, eles se tornam um gasto em vez de um ativo. Como proprietário de uma empresa, é imperativo justificar financeiramente empregos que são adicionados à sua força de trabalho e equilibrar o custo dos membros da equipe com a receita que suas posições podem gerar.




Como motivar sua equipe?

A mudança produz incerteza, estresse e ansiedade nas pessoas afetadas e para com aquelas que implementam a mudança. Inevitavelmente, isso tem um impacto na motivação e no desempenho. O sucesso se torna mais provável se você conseguir motivar sua equipe. De fato, a motivação é uma parte intrínseca da construção de equipes e um desafio para o líder.

Um estilo de liderança com uma orientação voltada para as pessoas é a chave para motivar a equipe. Use as seguintes dicas para motivar sua equipe. E reveja o desempenho e sua abordagem de motivação regularmente.

1 – Tenha definição clara das metas

Faça acontecer - motivação

Faça acontecer – motivação

A definição de metas está ligada ao desempenho da tarefa e se torna a principal fonte de motivação intrínseca – ou seja, motivação guiada pelo interesse na tarefa. Definir metas específicas e claras leva a uma maior produtividade e um melhor desempenho da equipe.

Portanto, estabeleça metas mensuráveis e claras com prazo para conclusão para evitar qualquer mal-entendido.

2 – Capacite as pessoas

A participação dos funcionários coloca ênfase na comunicação, abertura e envolvimento direto dos membros da equipe na tomada de decisões. Forneça suporte e facilite a discussão para ajudar a equipe a resolver problemas.

Com isso, a confiança, empenho e competência aumentam e permitem que os membros da equipe tomem decisões ou encontrem soluções para os problemas.

3 – Dê o suporte certo

A mudança geralmente implica que a equipe deve aprender novas habilidades para entender e interpretar novas formas de trabalhar. O líder da equipe deve dar oportunidade à equipe e ao indivíduo para desenvolver e tentar novas abordagens.

Certifique-se de que seu time tenha formação adequada, recursos para o desenvolvimento e tempo para confirmar suas novas habilidades.

4 – Comunique a Visão

Definir, desenvolver, articular e comunicar a visão é relativamente direto. Inspirar os outros a seguir é o verdadeiro desafio! Para inspirar sua equipe, você precisa de uma visão simples, clara e relevante do caminho a seguir.

Além disso, você também precisa ser confiável e credível.

appreciation-recognition - motivação

appreciation-recognition – motivação

5 – Mostre apreciação

Você deve investir tempo e energia em sua equipe. Todo mundo precisa ser apreciado e sua equipe não é diferente!

Eles precisam saber que você tem um interesse e compromisso pessoal neles. Reconhecer o seu valor mostra que eles são valorizados e o trabalho que eles fazem realmente importa.

“Um líder molda e compartilha uma visão que mostra o trabalho de outros – Charles Handy”

Motive sua equipe. Uma equipe cujos membros estão alinhados com seu propósito e que se sente desafiado em seu trabalho, terá um forte sentimento de amizade. Além disso, a equipe será motivada e assumirá a responsabilidade por suas ações. Motive sua equipe e veja os benefícios.




FALÊNCIA MOTIVACIONAL

O presidente mundial da Renault, o brasileiro Carlos Ghosn, o homem que tirou a Nissan da falência que é considerado o Henry Ford do século 21 diz o seguinte:

“A única coisa que faz a diferença é a motivação. Se você perder a motivação, aos poucos você perde tudo”.

O próprio pensamento de Henry Ford nos traz à tona a importância do caminho que escolhemos com foco em motivação e atitude quando disse:

“Se você pensa que pode ou pensa que não pode, de qualquer forma você estará certo”.

Com isso fica claro que – Os motivados enxergam oportunidades nas dificuldades… Os desmotivados enxergam dificuldades nas oportunidades; os positivos fazem… os negativos reclamam; motivação não é cesta básica, não é festa de final de ano… motivação é coisa séria, é ciência.

Conclusão

Resiliência - motivação

Resiliência – motivação

Recuperar a motivação não é algo que acontece da noite para o dia. É um processo que precisa ser trabalhado em cada etapa da carreira. Uma vez que se desenvolve as ferramentas para se manter inspirado, mais fácil será identificar quando se está escorregando em cansaço ou tédio.

A motivação no trabalho, pode ajudar tanto no nível pessoal quanto profissional, pode ajudar a criar oportunidades futuras, evitar uma reputação negativa e te forçar a sair para fora de sua zona de conforto.

Qual vai ser a sua escolha?

 

Até a próxima, seja o seu melhor, invista no sucesso de outros e faça a sua viagem contar.

Rodilson Silva

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Sobre o autor | Website

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