8 qualidades essenciais para uma excelente Liderança

Líderes empresariais estão enfrentando uma crise. Quase um terço dos funcionários não confiam na Liderança. Além disso, os empregadores atuais precisam atender às necessidades da geração do milênio. Em média, depois de se formar na faculdade, um empregado da geração milenar irá mudar de emprego no minimo quatro vezes antes dos 32 anos. A maioria deles também não se sente empoderada em seus empregos atuais.

É claro que muitos líderes não estão conseguindo promover um senso de confiança e lealdade em seus funcionários. Felizmente, isso não tem que ser o caso. Os líderes que demonstram algumas qualidades essenciais de Liderança podem inspirar suas equipes a realizarem coisas incríveis. Como?




1. Entusiasmo Sincero

O verdadeiro entusiasmo por um negócio, seus produtos e sua missão não pode ser falsificado. Os funcionários podem reconhecer uma torcida falsa, sem sinceridade a um km de distância. No entanto, quando a Liderança é sinceramente entusiasta e apaixonada, isso é contagiante. Por exemplo, alguém que trabalhou com Elon Musk nos estágios iniciais de seu projeto da SpaceX disse que o verdadeiro condutor por trás do sucesso do projeto foi o entusiasmo de Musk pelas viagens espaciais.

Estar entusiasmado ajuda o líder a identificar os principais problemas existentes em seu setor.

“Qualquer inovação começa com vários problemas e termina com produtos, serviços e alguns dos principais problemas resolvidos”.

2. Integridade

Integridade

Integridade

Seja dando crédito adequado por realizações, reconhecendo erros ou colocando a segurança e a qualidade em primeiro lugar, os grandes líderes demonstram integridade em todos os momentos. Eles fazem o que é certo, mesmo que isso não seja a melhor coisa para o projeto atual ou até mesmo para o resultado final.

“Quando as pessoas vêem evidências de que os líderes não têm integridade, isso pode ser quase impossível de se recuperar”.

“Confiança perdida é difícil de recuperar.”

3. Grande habilidade de comunicação

Os líderes devem motivar, instruir e disciplinar as pessoas de quem são responsáveis. Eles não podem realizar nada disso se não forem comunicadores habilidosos. Não só isso, a má comunicação pode levar a resultados ruins. Uma Liderança que não consegue desenvolver essas habilidades são freqüentemente vistos como fracos e mesquinhos. Também é importante lembrar que ouvir é parte integrante da comunicação.

4. Lealdade

Lealdade

Lealdade

Os melhores líderes entendem que a verdadeira lealdade é recíproca. Por causa disso, eles expressam essa lealdade de maneiras tangíveis que beneficiam os membros de sua equipe. A verdadeira lealdade é garantir que todos os membros da equipe tenham treinamento e recursos para realizar seu trabalho. Estar de pé para os membros da equipe em momentos crise e conflito.

Uma grande Liderança deve ver a si mesmo como estando em uma posição de serviço aos membros de sua equipe.

“Os funcionários que acreditam que a Liderança é leal , estão muito mais propensos a mostrar sua própria lealdade quando isso é importante”.

5. Decisivo

Um bom líder não é simplesmente autorizado a tomar decisões devido à sua posição. Eles estão dispostos a assumir o risco de tomar as decisões. Eles tomam essas decisões e correm riscos, sabendo que, se as coisas não derem certo, eles precisarão se responsabilizar em primeiro lugar.

Além disso, chefes que não são decisivos são muitas vezes ineficazes. Muito esforço trabalhando em consenso pode ter um efeito negativo. Em vez de simplesmente tomar uma decisão, muitos líderes permitem que o debate continue, e então criam uma decisão fragmentada que não satisfaz ninguém.

6. Competência gerencial

Muitas organizações tentam criar líderes de pessoas que são simplesmente boas tecnicamente em seus trabalhos. Para ser claro, aqueles que emergem como trabalhadores muito bons geralmente têm qualidades importantes. Eles são os que têm um forte entendimento dos produtos e serviços da empresa. Eles entendem os objetivos, processos e procedimentos. Todos estes são importantes.

Por outro lado, ser bom em seu trabalho não prova que alguém possui as outras competências de que precisa. Por exemplo, eles podem inspirar, motivar, orientar e dirigir?

Assim como no futebol:

“Embora a grande maioria dos treinadores tenham experiência como jogadores, os jogadores mais vitoriosos não são necessariamente os treinadores mais bem-sucedidos”.




7. Empoderamento

Um bom líder acredita na sua capacidade de treinar e desenvolver o seu time. Por causa disso, eles têm a disposição de capacitar aqueles que eles lideram para agir de forma autônoma. Isso vem da confiança de que os membros de sua equipe estão totalmente preparados para os desafios que enfrentam. Quando os funcionários são capacitados, eles estão mais propensos a tomar decisões que sejam do melhor interesse da empresa e do cliente também. Isso é verdade, mesmo que isso signifique permitir que os funcionários saiam um pouco do roteiro.

8. Carisma

Simplificando, as pessoas são mais propensas a seguir o exemplo daquelas de quem elas gostam. Os melhores líderes são bem falados, acessíveis e amigáveis. Eles mostram um cuidado sincero pelos outros.

“As pessoas em todos os níveis de uma organização acham fácil se relacionar com elas e seguir sua Liderança”.

Conclusão

Cada uma dessas qualidades são absolutamente essenciais para uma grande Liderança. Sem elas, os líderes não podem viver todo o seu potencial. Como resultado, seus funcionários nunca terão um desempenho tão bom quanto eles poderiam. Por isso, as organizações precisam aprender as melhores maneiras de identificar e também desenvolver esses traços necessários em líderes existentes e emergentes.

Até a próxima, seja o seu melhor, invista no sucesso de outros e faça a sua viagem contar.

Rodilson Silva

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