Paula Proença e a logística da empresa que é líder em fazer alimentos que o mundo adora

No episódio de hoje tive a oportunidade de conversar com Paula Proença – Diretora de Supply Chain e Logística na General Mills.

A Paula tem formação em Engenharia de alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, MBA em Engenharia Industrial pela FEI e MBA em Operações e Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

15 anos de atuação na liderança de melhorias de processos na cadeia de suprimentos em grandes empresas multinacionais como Tetra Pak, JBS, Pepsico e Cargill, tenho como cargo atual a Diretoria de Supply Chain e Logística na General Mills uma das principais empresas de alimentos do mundo, que opera em mais de 100 países e comercializa mais de 100 marcas.

Descubra sobre:

  1. Você fez faculdade de Engenharia de alimentos e já começou a trabalhar como Coordenadora de Qualidade em uma empresa de Comércio de cacau em 2004.
    • Como tudo começou para você na área de Supply Chain?
    • Você planejava chegar aonde chegou?

 

  1. A General Mills é uma das maiores empresas de alimentos do mundo, com mais de 150 anos de experiência. Você poderia nos trazer um overview sobre a empresa e suas marcas?

 

  1. A indústria de alimentos é a maior do País, representando 9,6% do PIB do Brasil, reunindo mais de 36 mil indústrias e 80% do que é produzido na indústria de alimentos é voltado ao abastecimento do mercado interno. Pelo desempenho do setor durante a pandemia, pode-se dizer que a questão do abastecimento não é um problema no Brasil.
    • Como o Coronavírus afetou as operações da General Mills?

 

  1. Devido as mudanças no comportamento do consumidor, algumas marcas têm visto um aumento da demanda enquanto outras tiveram diminuição.
    • Como essas nuances positivas e negativas afetaram as marcas da empresa?

 

  1. Algumas empresas do setor de alimentos dão exemplos de que principalmente agora, uma tendência a ser explorada e que tem se mostrado eficaz é focar para que o produto não seja enxergado apenas como um item de consumo, mas sim uma experiência – e essas empresas criaram canais digitais onde atrelam os seus produtos a receitas para auxiliar o consumidor e agregar ainda mais valor à marca. Vocês têm alguma iniciativa nesse sentido?

 

  1. No site da General Mills na aba de propósito está escrito que a estratégia da empresa é centrada no “Consumer First”, que significa entender profundamente as necessidades dos consumidores e clientes para atendê-los com agilidade e com um amplo portfólio de marcas.
    • Como vocês estão colocando em prática essa estratégia de “Consumer First”, principalmente agora quando os consumidores e clientes mais precisam?

 

  1. Paula, você atua hoje na General Mills há 6 meses como Diretora de Supply Chain e Logística. Um desafio bastante recente. Qual o seu papel na empresa atualmente?

 

  1. Em um momento em que é impossível prever a demanda do consumidor. Como vocês estão fazendo o planejamento a fim de garantir a disponibilidade de produtos?

 

  1. Que tipos de tecnologias são empregadas no armazém a fim de garantir a entrega dos produtos e evitar perdas?

 

  1. Como funciona o modelo de distribuição da General Mills para todo o território Nacional? Vocês trabalham com Operadores de Serviço Logístico?

 

  1. A General Mills iniciou um programa exemplar por produzir alimentos para doação aos bancos de alimentos da Feeding America com o objetivo de atender à necessidade urgente de alívio da fome durante a pandemia do COVID-19.
    • Você poderia nos falar um pouco sobre essa iniciativa?

 

  1. E para a minha última pergunta: Eu gostaria de saber. como você tem encontrado o equilíbrio profissional e familiar, tendo que gerenciar uma grande empresa e ainda assim encontrar o tempo necessário para aprendizado, networking e filhos etc.?

Deixe a sua avaliação e comentários em ratethispodcast.com/guiakast

Entre em contato comigo – envie uma mensagem direta através do Instagram para guia_corporativo,  twitter @Rodilsons ou pelo telefone (11) 98705 4454, fique à vontade para ligar ou enviar uma mensagem.

Diretórios:
Spotify I Android I Deezer I Stitcher I Outros

Parceria
Log&SCM / W6Connect / Qargo /

E caso tenha alguma notícia relevante, evento, reportagem, opiniões e tendências do mundo do Cadeia de Suprimentos que gostaria de dar destaque no GuiaKast, envie uma mensagem direta através do Instagram para guia_corporativo,  twitter @Rodilsons ou entre em contato através do telefone (11) 98705 4454, fique à vontade para ligar ou enviar uma mensagem.

Se você estiver ouvindo esse episódio pelo Spotify não esqueça de clicar no botão “seguir”, e se você estiver ouvindo pelo Apple Podcasts deixe suas 5 estrelas e comentário que eu leio todos. Me adiciona também lá no LinkedIn é só procurar Rodilson Silva – Comunicador Logístico Multiprofissional –

Sobre o autor | Website

Empreendedor Digital, Autor, Colunista, investidor, podcaster (GuiaKast) e fundador do Site Guia Corporativo.

10 Benefícios de escolher a Logística como sua Graduação

E-book 100% grátis

100% livre de spam.