Otimizações na Logística para e-commerce: Consolidação de volumes
O mercado virtual (e-commerce) tem evoluído com o passar dos anos, não somente em tamanho, quantidade de vendas e players, mas também no que diz respeito a tecnologia e otimizações.
A medida que o e-commerce caminha para a garantir uma boa experiência de compra ao cliente, ele tem se deparado com gaps em sua logística, e em alguns casos, estes nem são percebidos, o que gera custos adicionais ou perda de lucros direta e indiretamente nas lojas virtuais.
Exemplo
Um bom exemplo de prejuízos causados diretamente são as cotações de frete e o peso cubado, onde o valor retornado é diferente do que o lojista paga para a transportadora no fim do mês e o problema é que, esse gasto só será identificado se for realizada a conciliação de faturas, o que nem sempre é feito.
Sendo um pouco mais específico no cálculo de frete, nas vendas compostas (com mais de um produto) ocorre um grande problema que a maioria desconhece.
Quando o visitante entra no site e escolhe dois ou mais produtos e solicita o cálculo, geralmente a calculadora faz uma somatória das dimensões dos produtos e retorna os valores como se fosse um único volume com grandes dimensões, obviamente essas condições escondem custos adicionais.
Na hora de embalar os produtos, geralmente o operador logístico adquire caixas ou qualquer outro tipo de embalagem que agrupe melhor os produtos para economizar espaço e material.
O que é a Consolidação de Volumes?
Partindo dessa necessidade de otimização, surgiu a consolidação de volumes. A funcionalidade permite que o lojista cadastre as dimensões de suas embalagens, para que quando o visitante solicitar o cálculo de frete, a ferramenta de inteligência logística do e-commerce, ela irá analisar qual embalagem agrupa melhor os produtos cotados e retornar os valores de frete já com os produtos agrupados.
A ferramenta ainda considera se os produtos em questão podem ser deitados, tombados de lado ou sobrepostos, para que se encontre o melhor encaixe das mercadorias na embalagem.
Ao cadastrar as dimensões das embalagens que deseja usar ou habilitar que os produtos sejam tombados e sobrepostos (ou não), o e-commerce passa a ofertar um frete com cálculo muito mais otimizado.
A Consolidação de Volumes proporciona uma redução de 20% a 40% do valor do frete, esse valor no mercado virtual é de grande relevância, o que naturalmente torna a loja mais competitiva, desde que ela consiga demonstrar essas otimizações aos seus clientes, fazendo com que a logística do e-commerce faça parte da sua estratégia de marketing.
Automações como essa, além de reduzir significativamente o valor do frete pro próprio cliente, melhora os rendimentos do e-commerce, considerando que um fator influencia o outro.
Conclusão:
O valor do frete ainda é o grande decisor na compra de um produto, pois fornecedores podem tabelar os preços de seus produtos e fazer com que todos os e-commerces sigam a mesma linha e terá a vantagem o lojista que tiver a visão de otimizar sua logística.
Se o cliente sabe que ao comprar mais ele pagará um frete mais barato, logicamente ele irá preferir pagar um pouco mais, pois seu “ganho” será maior e consequentemente o ticket médio aumenta e a taxa de rejeição diminui.
- Texto produzido por Eduardo Bragança, especialista em logística para e-commerce e autor no blog.freterapido.com
Até a próxima, seja o seu melhor, invista no sucesso de outros e faça a sua viagem contar.
Gostou do conteúdo, por favor compartilhe!!!
Como arrumar emprego em 90 dias
Para a grande maioria dos profissionais, o processo na busca de emprego é algo desgastante, o que pode resultar em impactos indesejáveis ao estado emocional daqueles que pretendem conquistar uma boa posição no mercado de trabalho. Uma das causas que agravam o desconforto desse momento é a falta da correta informação profissional sobre os principais pontos envolvidos nesse processo. Tal desinformação pode até mesmo fazer com que boas oportunidades sejam desperdiçadas por causa da tomada de atitudes prejudiciais ao processo. Tais atitudes, no entanto, são previsíveis, logo podem ser evitadas.
Aqueles que usam seu tempo e recursos sabiamente e praticam os passos deste livro, serão capazes de desenvolver os hábitos que transformam e conseguir esses objetivos dentro de 90 dias ou menos.
Esse livro tem como objetivo ajudá-lo nesse processo do início ao fim e responder as principais perguntas, principalmente as que te causam ansiedade.