Os benefícios da automação logística para o e-commerce
Em se falando de automação logística, a tecnologia tem se tornado acessível a medida que o mercado se expande, consequentemente a concorrência aumenta, novas ideias surgem, soluções, facilidades e startups. No varejo virtual principalmente, onde suas vendas representam somente 3% do volume a nível nacional, apesar de todo seu tamanho e de seu crescimento a cada ano, continuará crescendo por muito tempo.
Todo esse mercado e concorrência gigantesca acaba por afogar muitos varejistas pela falta de diferencial e recursos. A boa notícia é que a tecnologia está ao alcance de todos e tem a capacidade de reduzir custos, otimizar processos e melhorar a experiência de compra do cliente.
Hoje falaremos sobre a otimização de processos no e-commerce através da automação logística. Veja os benefícios.
Centralização e otimização de processos
Independente do tamanho de sua empresa, ter processos manuais e repetitivos para seus colaboradores realizarem reduz o rendimento da equipe. É aí onde a automação logística melhora a operação. A gestão de fretes, por exemplo, além de todo processo para contratar transportadoras, que já é complicado e caro, o cotidiano da empresa para solicitação de coleta, impressão de etiquetas, e rastreio, podem ser otimizados.
Grande parte das demandas do SAC de uma loja virtual é em decorrência da ansiedade dos clientes, solicitando o número de rastreio e as atualizações, que geralmente são extraídas dos sistemas das transportadoras e enviadas uma a uma aos clientes.
Utilizar a tecnologia a favor desse processo, permite que as contratações dos fretes sejam realizadas de maneira automática, a medida que os pagamentos são aprovados, bem como os rastreios, enviados automaticamente aos clientes por e-mail ou SMS.
Aumenta as opções de entrega e melhora as taxas de conversão
O mercado é dominado por grandes empresas e uma pequena fatia de acessos e compras são conquistadas por empresas em ascensão. A automação logística diferencia a empresa que a utiliza das outras.
Citando operação comum para exemplificar:
Suponhamos que uma empresa de e-commerce utilize uma transportadora e seu contrato com os Correios, que a propósito possui uma instabilidade grande em seu sistema. Quando essa instabilidade acontece, os Correios não retornam o cálculo de frete, assim a loja ficaria somente com uma opção de frete temporariamente.
Possuir somente três opções de frete para ofertar ao cliente atualmente tornou-se muito restritivo, com duas (PAC e SEDEX) que ficam indisponíveis com frequência, é insustentável, aumenta o abandono de carrinho e traz prejuízo ao e-commerce. O cliente prefere não comprar caso a loja forneça poucas opções de frete, com pouca abrangência de preços e prazos.
Sabemos que contratar transportadoras para suprir a ausência do Correios em seus dias de instabilidade é muito demorado e custoso ao realizar integração e contrato, ou contratar esporadicamente quando necessário.
Uma ferramenta de Inteligência Logística tem a capacidade de conectar o e-commerce a diversas opções de entrega e resolve o problema da instabilidade do sistema dos Correios para o cálculo de frete.
Redução de custos
O segredo para reduzir custos em qualquer empresa está no melhor aproveitamento do tempo, através da otimização de processos. Realizar uma análise em toda operação e verificar os gargalos pode acarretar em descobertas espantosas, onde não se tinha conhecimento de gastos desnecessários.
Cálculo de fretes e conciliação de faturas
Tomando como exemplo operações mais comuns, muitas lojas virtuais utilizam-se de tabelas para realizar o cálculo de frete no carrinho de compras. Grande parte não conseguem manter uma verificação periódica dessas tabelas, o que pode gerar divergências de preço, deixando-o mais caro, o que é ruim, pois quanto mais barato o frete puder ser ofertado ao cliente, melhor. Ou, deixando-o mais barato do que realmente é, o que é péssimo, pois ofertar um frete mais barato do que o e-commerce paga para a transportadora, gera um prejuízo dificílimo de ser identificado.
É aí onde entra a automação logística, que fornece a conciliação de faturas, assim o gestor sabe exatamente quanto recebeu e quanto pagará para as transportadoras.
Outro ponto é que não ocorrerá a alteração de valores de frete sem prévio aviso, assim o e-commerce nunca venderá um frete com discrepâncias.
Redução no valor do frete
Reduzir o frete de seus produtos para atrair mais clientes é o sonho de todo gestor de e-commerce. Bom, é possível e sem gerar prejuízos. O cálculo de frete dos produtos são sempre realizados separadamente, mesmo que na prática sejam enviados juntos. A funcionalidade chamada consolidação de volumes agrupa os produtos de uma mesma venda para realizar o cálculo. Assim, as volumetrias reorganizadas e os espaços das empresas de transporte são melhor aproveitadas, o que gera uma economia de 20 a 40% do valor do frete.
Toda essa tecnologia precisa ser bem administrada e medida, através de métricas e KPIS logísticos. Há sempre algo a se otimizar que resultará ou na eliminação de gastos adicionais ou na redução de tempo. Sempre que ocorrer, os custos diminuem e os lucros aumentam. Vale ressaltar que no cenário atual, é preciso ir além das vendas e lucros, deve-se priorizar a experiência de compra dos clientes, assim naturalmente o crescimento e o sucesso do e-commerce acontecerá.
Conclusão
A tecnologia da automação logística, se usada com sabedoria e eficácia, pode gerar oportunidades substanciais para o futuro de qualquer empresa. No entanto, alcançar esses benefícios requer disciplina para superar qualquer obstáculos. É importante que se você compreenda, preveja e equilibre os obstáculos com os possíveis benefícios da automação logística, para que seja possível maximizar os seus resultados
- Texto produzido por Eduardo Bragança, especialista em logística para e-commerce e autor no blog.freterapido.com
Até a próxima, seja o seu melhor, invista no sucesso de outros e faça a sua viagem contar.
Gostou do conteúdo, por favor compartilhe!!!
Como arrumar emprego em 90 dias
Para a grande maioria dos profissionais, o processo na busca de emprego é algo desgastante, o que pode resultar em impactos indesejáveis ao estado emocional daqueles que pretendem conquistar uma boa posição no mercado de trabalho. Uma das causas que agravam o desconforto desse momento é a falta da correta informação profissional sobre os principais pontos envolvidos nesse processo. Tal desinformação pode até mesmo fazer com que boas oportunidades sejam desperdiçadas por causa da tomada de atitudes prejudiciais ao processo. Tais atitudes, no entanto, são previsíveis, logo podem ser evitadas.
Aqueles que usam seu tempo e recursos sabiamente e praticam os passos deste livro, serão capazes de desenvolver os hábitos que transformam e conseguir esses objetivos dentro de 90 dias ou menos.
Esse livro tem como objetivo ajudá-lo nesse processo do início ao fim e responder as principais perguntas, principalmente as que te causam ansiedade.