A Revolução do Supply chain com a metodologia Demand Driven (DDMRP)
DDMRP – Demand Driven MRP (MRP dirigido pela Demanda)
A demanda real está cada vez mais fora de sintonia com as previsões dos fabricantes. Esse desequilíbrio pode levar ao “efeito chicote”, no qual há oscilações cada vez maiores no estoque em resposta a mudanças na demanda. O resultado pode ser desastroso, já que os fabricantes acabam mantendo em estoque muito da coisa errada e ficando sem estoque do que os clientes realmente precisam – ou perdendo completamente.
Planners experientes e equipes de compras sabem que se eles apenas seguirem o que o MRP recomenda, eles estarão em grandes dificuldades. A escassez aumentará, o excesso de estoque aumentará. Intuitivamente, os planners entendem que a gestão de materiais e estoques, sob condições convencionais práticas, os coloca em uma situação “no-win”. Porque isso acontece?
“A resposta e extremamente simples: o mundo mudou mas o MRP não”
O cenário hoje
Os Estados Unidos lideraram a adoção de sistemas de informação desde a década de 1960. Esses sistemas são caros para comprar, implementar e manter. O valor desses sistemas de planejamento sempre se basearam na capacidade de aproveitar melhor os ativos de um negócio.
As pesquisas feitas pelo Demand Driven Institute de 2011 para 2014. Com mais de 500 empresas respondendo, mostraram que 95% delas afirmaram estar aumentando seus sistemas de planejamento com planilhas. Quase 70 por cento afirmam que essas planilhas são usadas em um grau pesado ou moderado.
Cerca de 90% dos documentos em planilhas contêm erros, em uma análise de 2008 vários estudos sugerem. Planilhas, mesmo após um desenvolvimento cuidadoso, contém erros em 1% ou mais de todas as células de fórmula .
“Em grandes planilhas com milhares de fórmulas, haverá dezenas de erros não detectados ”(Jeremy Olshan, 20 de abril de 2013)
Para ser justo, muitos executivos simplesmente não estão cientes de quanto trabalho é feito fora do sistema. Uma vez que eles se tornam conscientes, eles enfrentam um dilema instantâneo. Deixo continuar, endossando por padrão ou forço a conformidade com um sistema que os próprios especialistas no assunto dizem que é, na melhor das hipóteses suspeito? A escolha não é fácil.
Mas qual a solução para essa a dependência tanto do uso do MRP quanto da planilha?
O DDMRP como uma solução tão eficaz
Existem vários fatores cruciais que tornam a abordagem Demand Driven altamente eficaz para aqueles que a adotam:
Padronização – Em uma Cadeia de Suprimentos diversificada, não é incomum encontrar fábricas com divisões ou departamentos diferentes, todos gerenciando suas cadeias de suprimentos e tomada de decisões de maneiras diferentes. Frequentemente, isso ocorre porque os gerentes já descobriram que suas ferramentas “padrão” existentes – como MRP, MRP II e outras – não são eficazes para elas.
Então, eles desenvolvem suas próprias ferramentas (no Microsoft Excel, por exemplo), implementando seus próprios conceitos, regras de ouro e algoritmos de cálculo. No entanto, assim que eles enxergam a simplicidade e a eficácia da abordagem do Demand Driven e a implementação desses métodos, eles finalmente chegam a um acordo sobre uma abordagem eficaz e padrão para gerenciar a execução da Cadeia de Suprimentos.
Facilidade de uso – Diferentemente do complexo – às vezes extremamente complexo – algoritmos que sustentam o MRP, o MRP II e os sistemas de previsão que alimentam o MRP, os algoritmos empregados pelo DDMRP são simples. Tão simples, na verdade, que nos cálculos iniciais podem ser utilizados cálculos para buffers usando papel, lápis e uma calculadora portátil. Definitivamente o DDMRP não é uma ‘caixa preta’. As pessoas entendem isso, o que facilita o uso e a adoção mais confortável.
Tomada de decisão unânime – Os dados apresentados por soluções do DDMRP são claros, concisos e confiáveis que os argumentos típicos de S&OP sobre o que deve ser feito e como as prioridades devem ser definidas evaporam completamente. As atribuições simples de códigos de cores e valores permitem que todos, do grupo de executivos até o chão de fábrica, encontrem unanimidade em relação às prioridades.
O que é o DDMRP?
O DDMRP é um método de planejamento revolucionário projetado para atender às necessidades do mercado moderno. Comparado ao MRP, o DDMRP gera pedidos com base em ordens de venda reais, em vez de previsões.
Isso permite níveis de atendimento ao cliente muito mais altos, custos mais baixos, agilidade e níveis de estoque mais precisos. O MRP não mudou desde a sua criação e é aí que o DDMRP foi projetado para lidar com todos os problemas críticos, a fim de manter um ambiente de produção saudável.
O DDMRP está rapidamente se tornando o padrão mundial para a emergente metodologia Demand Driven para o planejamento, programação e execução de toda a Cadeia de Suprimentos, desde o varejo e distribuição até fornecedores de manufatura.
O DDMRP fornece as ferramentas de planejamento e execução para revolucionar suas cadeias de suprimentos, dimensionar corretamente os estoques em locais estratégicos em toda a rede e amortecer as volatilidades da cadeia no mercado. Esses inventários estratégicos desacopla toda a rede de suprimentos e absorvem as variabilidades e volatilidades inerentes, permitindo visibilidade, controle, capacidade de resposta e agilidade.
O DDMRP foi desenvolvido por Carol Ptak e Chad Smith, os fundadores do Demand Driven Institute, como uma ferramenta que irá promover e proteger o fluxo através de toda a rede de suprimentos. O Demand Driven Institute é uma organização que se dedica à proliferação e ao desenvolvimento de estratégias orientadas pela demanda na indústria.
O que o DDMRP significa para você?
O DDMRP oferece uma vantagem exclusiva para os clientes. O valor incremental de qualquer conceito ou tecnologia é apenas na comparação com uma linha de base ou uma norma aceita existente. O DDMRP grita volumes sobre o espectro de valor quando comparado ao MRP tradicional e ao DRP iterativo, especialmente para os clientes que enfrentam um processo de planejamento de demanda complexo e impreciso.
O DDMRP oferece uma redução tangível no estoque obsoleto e em excesso, além de um histórico comprovado de melhorias no atendimento ao cliente. É claro que estoques reduzidos e níveis de serviço mais altos são reivindicações de valor não exclusivas do DDMRP.
O DDMRP usa uma abordagem da Teoria das Restrições (TOC) dos alertas de nível de buffer usando as cores de um semáforo, com uma simplificação visual, onde, vermelho é ruim, amarelo requer alguma ação de reposição e verde é “segurar”. Nunca foi tão fácil integrar um novo planejador de suprimentos.
Existem 5 elementos principais para o Planejamento dirigido pela Demanda (DDMRP)
Posicionamento Estratégico de Estoque (Desacoplamento) – literalmente, onde na estrutura da sua Lista de Materiais, ou onde na cadeia de suprimentos, devemos manter o estoque para fornecer o máximo benefício para o desempenho? Esta é uma primeira etapa crucial para o Demand Driven DDMRP.
Perfil de buffer e determinação do nível de buffer – estabelecendo os “perfis” para o buffer, de modo que peças com alta variabilidade e alto volume (por exemplo) terão um perfil diferente de peças com alto volume e baixa variabilidade ou partes com baixo volume e alta variabilidade, etc; então, na verdade, é definir corretamente os níveis de estoque.
Buffers dinâmicos – Com o tempo, muitas realidades podem mudar do ponto de partida inicial para o buffer – padrões de demanda mudam, o grau de mudanças de variabilidade, problemas de sazonalidade podem surgir, pode haver decisões de aumentar ou descontinuar um produto … Buffers dinâmicos respondem a eles.
Planejamento dirigido pela demanda – As peças são designadas como – produto com buffer, produto com buffer forçado, Limite mín. / Máx. ou sem buffer … e, em seguida, as explosões de planejamento do tipo MRP são acionadas com o desacoplamento nos pontos de reabastecimento.
Execução visível e colaborativa – A execução é um dos calcanhares de Aquiles do mundo do ERP / MRP; o “P” no MRP significa Planejamento, e o MRP nunca foi planejado para ser uma ferramenta de execução. O MRP orientado por demanda do DDMRP fornece um forte suporte à execução.
Conclusão
Planejamento é o nome do jogo. Sua capacidade de enviar os pedidos de forma rápida e confiável com a utilização eficiente do estoque depende totalmente da sua metodologia de planejamento. O MRP tradicional é severamente defeituoso, e é por isso que muitas empresas não obtêm os resultados esperados.
Liderar a inovação pode ser uma coisa singularmente solitária e impopular, porque na maioria das vezes, você estará sozinho dizendo:
“ Todo mundo vê o mundo dessa maneira. Eu vejo o mundo de outra maneira ”
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