COVID-19, coronavírus, a indústria e a tecnologia no Brasil e no Mundo

COVID-19, coronavírus, a indústria e a tecnologia no Brasil e no Mundo

O Coronavírus já impacta produção da indústria de tecnologia no Brasil e no mundo – A epidemia na China prejudicou a cadeia de produção global e deve levar ao pior trimestre na produção de smartphones em anos. Outros tipos de dispositivos, como monitores, TVs e notebooks também devem ter redução de milhões de unidades na produção, de acordo com a consultoria Trendforce.

A fábrica da LG em Taubaté e as fábricas da Samsung e da Motorola na região de Campinas tiveram a produção suspensas, por falta de componentes eletrônicos que deveriam vir da China.

A China é a principal fonte de componentes do Brasil, com 42% do volume total, e também o mais afetado pelo coronavírus — com mais de 70 mil casos confirmados e pelo menos 1,8 mil mortes.

  • A JDA Software acaba de passar por um reposicionamento e passa a se chamar Blue Yonder – a denominação faz parte de uma iniciativa de rebranding para alinhar melhor o nome da empresa com a transformação na nuvem e o roadmap de produto, abraçando um futuro cheio de inovação sem fim, melhoria contínua e uma excepcional experiência do cliente.
  • A Tabela de fretes reduziu a oferta para caminhoneiros em 23% é o que aponta uma pesquisa da plataforma de transporte de cargas FreteBras. Segundo a ANTT a determinação do pagamento do “frete de retorno” para os caminhoneiros é uma das principais causas. Com a mudança, o piso mínimo sofreu um reajuste que varia de 11% a 15%, de acordo com o tipo de carga e operação.
  • CD do Mercado Livre em Gravataí é liberado pela administração municipal – O Mercado Livre investe R$ 450 milhões no empreendimento em Gravataí, que ocupará 50 mil metros quadrados, com perspectiva de gerar 200 empregos diretos na cidade. A instalação no Rio Grande do Sul se enquadra na estratégia da empresa para reduzir prazos de entregas, com a criação de centros de distribuição descentralizados.
  • A LogPartners gera economia de R$ 1,6 milhão em pagamentos de frete em 2019 – Serviço de auditoria permite a redução de erros e uma economia de até 20% em pagamentos indevidos. A economia de custos feita pela equipe da LogPartners pode chegar a 20 % de redução no valor do frete cobrado pelo transportador através da auditoria, dependendo de qual o estágio em que se encontram seus processos e ferramentas.
  • A Santos Brasil recebe portêineres para operar navios New Panamax de 366 metros – Ativos são os dois primeiros novos guindastes de cais de um total de oito que integram o projeto de modernização e ampliação do Tecon Santos. Os equipamentos têm 50 metros de altura, comprimento de lança de 70 m – 15 a mais do que os que já operam no terminal – e capacidade para movimentar simultaneamente dois contêineres de 20 pés, num total de até 100 toneladas de carga.
  • A Avery Dennison companhia sediada na Califórnia, Estados Unidos, e que atua globalmente no mercado de materiais para rotulagem e identificação terá fábrica de etiquetas de RFID no Brasil – Planta da companhia situada no interior de São Paulo deve ser inaugurada em 2021. A implantação da nova unidade foi motivada pelas projeções de crescimento da aplicação da tecnologia de RFID no mercado brasileiro.
  • O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, fará a palestra de abertura da XXIII Conferência Nacional de Logistica, realizada pela Abralog durante a Intermodal South America, de 17 a 19 de março, em São Paulo. O tema da palestra do ministro, “Logística em Movimento: Investimentos em Infraestrutura e Transporte”, vai ser um perfil de como está – e como vai ficar – a infraestrutura do País.
  • O Carrefour volta à cena e vai desembolsar R$ 1,95 bilhão para adquirir 30 lojas do Makro, da holding holandesa SHV. Após fechar o negócio, Noël Prioux, presidente do Grupo Carrefour Brasil, e Sébastien Durchon, diretor financeiro, conversaram com o jornal “O Estado de S. Paulo” e deram detalhes da transação.
  • A Secretaria Estadual de Logística e Transportes, por intermédio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), marcou audiência pública para apresentar projeto de retomada de obras de implantação do Trecho Norte do Rodoanel Mario Covas. A audiência será no dia 9 de março, no auditório do Instituto de Engenharia, conforme publicação do dia (18) do Diário Oficial do Estado.
  • Startup TruggHub apresenta solução que pode reduzir em até 30% o valor do frete de cargas fracionadas – A empresa desenvolveu um app que ajuda o embarcador a identificar as melhores opções de transportadoras ou motoristas autônomos para a sua necessidade específica de carga. O sistema já conta com uma frota virtual com mais de 65 mil veículos cadastrados, que podem ser localizados, disponibilizados e acompanhados em tempo real.
  • Boticário cresce 9% e planeja investir até R$ 400 milhões em produção e logística – A receita do Grupo passou de R$ 4,5 bilhões para R$ 14,9 bilhões – excluindo Beleza na Web. O número de empregos diretos passou de 6 mil para 12 mil funcionários. Ao todo, são 47 mil empregos diretos e indiretos.
  • A BBM Logística, transportadora controlada pelo fundo de investimentos Stratus, informou que entrou com pedido de registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para uma IPO oferta pública de distribuição primária e secundária de suas ações ordinárias, buscando recursos no mercado para manter o ciclo de aquisições e ganhar musculatura num mercado altamente fragmentado no país.
  • ANTT fiscaliza 3.700 caminhões em megaoperação da Tabela de Fretes – A megaoperação teve início na terça-feira (11/2) e encerrou na sexta-feira (14), em 15 estados e em 25 pontos estratégicos. Fiscais da ANTT verificaram 3.700 operações de transporte.
  • 4 tendências do uso de IoT em manufatura – Segundo relatório realizado pela Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC), os negócios com IoT passarão de US$ 2,2 bilhões em 2019 para US$ 3,3 bilhões em 2021, um aumento de 50%. Ainda de acordo com o estudo, os dispositivos conectados também aumentarão exponencialmente, saltando de 178,2 milhões de unidades em 2019 para 415,7 milhões em 2023, um crescimento de 133%.
  • A Loggi demite funcionários para buscar novo foco prioritário nos negócios – Os cortes de 120 colaboradores, tiveram foco nas áreas de vendas e marketing e sinalizam uma mudança de prioridades. O processo de reorganização dentro da Loggi é algo estratégico em empresas com crescimento acelerado, como o caso da startup de logística, considerada um unicórnio -com valor de mercado acima de US$ 1 bilhão.

Eventos da Logística – Cancelado devido ao Covid-19

CANCELADO – S&OP Exxperience – Planejamento de Demanda, Integração Financeira e Supply Chain – A agenda contará com diferentes grupos de discussão liderados por um especialista ou profissional da área, criando uma plataforma para conversas interativas e aprendizados. O Evento acontece no dia, 19 de março no Hotel Meliã Ibirapuera Moema, São Paulo – Tem como organizador a Yvent Conteúdo e relacionamento B2B em parceria com a UM Consultoria e Treinamento.

 

 

CANCELADO – 5º Fórum de Manufatura – Venha debater e discutir informações de alta relevância, compartilhar experiências de sucesso e conhecer modelos de excelência através da troca de conhecimento e informações entre Diretores de grandes indústrias e dessa forma colaborar com o fortalecimento, a competitividade e a produtividade das empresas. O Evento acontece nos dias, 23 e 24 de março no Hotel Maksoud Plaza, Bela Vista São Paulo – Tem como organizador a Dialogia Eventos.

E caso tenha alguma notícia relevante, evento, reportagem, opiniões e tendências do mundo do Cadeia de Suprimentos que gostaria de dar destaque no GuiaKast, envie uma mensagem direta através do Instagram para guia_corporativo,  twitter @Rodilsons ou entre em contato através do telefone (11) 98705 4454, fique à vontade para ligar ou enviar uma mensagem.

Se você estiver ouvindo esse episódio pelo Spotify não esqueça de clicar no botão “seguir”, e se você estiver ouvindo pelo Apple Podcasts deixe suas 5 estrelas e comentário que eu leio todos. Me adiciona também lá no LinkedIn é só procurar Rodilson Silva – Comunicador Logístico Multiprofissional – 👉 LinkedIn.

O mundo do Supply Chain está mudando rapidamente. Não tem tempo de navegar na web e descobrir quais são as tendências atuais. Nossa equipe de redação seleciona os assuntos mais relevantes da semana e prepara para ti um boletim resumido com os links para você não perder nada. Se inscreva no GuiaKast e esteja por dentro com as últimas notícias, reportagens, opiniões e principais tendências que estão transformando a Logística Mundial.

Eu sou Rodilson Silva que te envia um GuiaKast Abraço!

Até a próxima, seja o seu melhor, invista no sucesso de outros e faça a sua viagem contar.

Gostou do conteúdo, por favor compartilhe!!!

Como arrumar emprego em 90 dias

Para a grande maioria dos profissionais, o processo na busca de emprego é algo desgastante, o que pode resultar em impactos indesejáveis ao estado emocional daqueles que pretendem conquistar uma boa posição no mercado de trabalho. Uma das causas que agravam o desconforto desse momento é a falta da correta informação profissional sobre os principais pontos envolvidos nesse processo. Tal desinformação pode até mesmo fazer com que boas oportunidades sejam desperdiçadas por causa da tomada de atitudes prejudiciais ao processo. Tais atitudes, no entanto, são previsíveis, logo podem ser evitadas.
Aqueles que usam seu tempo e recursos sabiamente e praticam os passos deste livro, serão capazes de desenvolver os hábitos que transformam e conseguir esses objetivos dentro de 90 dias ou menos.

Esse livro tem como objetivo ajudá-lo nesse processo do início ao fim e responder as principais perguntas, principalmente as que te causam ansiedade.

Fonte:

MundologísticaTecnologísticaABADABOLAbralogLogwebGuia MarítimoTerraAmazonas AtualInforchannelValor EconômicoBlog do CaminhoneiroG1 GloboSegsO LiberalSuno research

 

Sobre o autor | Website

10 Benefícios de escolher a Logística como sua Graduação

E-book 100% grátis

100% livre de spam.