Nestor Felpi e a logística do maior fabricante de cosméticos do Brasil
Nestor Felpi – Diretor Executivo de Inovação e Supply Chain da América Latina na Natura & Co – O Nestor tem mais de 25 anos de experiência em Supply Chain, Logística, Compras e Manufatura Industrial em toda a Base Internacional e Global. Nativo da Argentina, residente permanente do Brasil e cidadão espanhol.
Tem formação em Engenharia pela Universidade de Buenos Aires, MBA pela Universidade CEMA e Engenheiro Industrial pela Universidade de Buenos Aires.
Trabalhou em empresas como Procter & Gamble, Clorox, Avon, Philips e hoje atua há mais de 10 anos na Natura.
Descubra sobre:
Gostaria de iniciar o nosso bate papo com uma frase – A gente constrói o futuro no presente.
E você tem sido um exemplo na construção desse futuro através das suas realizações na área de logística.
1. Você é nativo da Argentina e já trabalha há mais de 25 anos com Supply Chain. Como começou a sua carreira após terminar a Faculdade de Engenharia em 1987 na Universidade de Buenos Aires? Como foi o seu começo na Argentina na área de Supply Chain?
2. Você passou pela Argentina na Procter & Gamble P&G como Gerente de Planta e Logística, passou também pelos Estados Unidos na empresa Clorox como Diretor de Logística da América Latina até aterrissar no Brasil na Avon em 2003. Quais foram as oportunidades que te trouxeram ao Brasil e o que te cativou a aceitar esse desafio?
3. Você já está trabalhando há mais de 10 anos na Natura. Você poderia nos resumir um pouco sobre como você tem desenvolvido a sua carreira na empresa e o que envolve o seu papel como Diretor Executivo de Inovação e Supply Chain?
4. A Natura foi inaugurada em 1969 na requintada rua Oscar Freire, em São Paulo, e a Natura Cosméticos se tornou a Natura & Co, que agora em 2019 festejou os seus 50 anos.
-
- O que é a Natura hoje – seus produtos, áreas de atuação, participação no mercado etc.?
5. Você começou na Natura em um momento de expansão da empresa, onde eles estavam ampliando o modelo de negócio de venda direta das consultoras, e passando a oferecer também a venda via comércio eletrônico, lojas próprias e franquias?
-
- Qual foi o seu principal desafio nessa transição?
6. Após essa transição, a variedade de canais de vendas aumentou, o que gerou uma complexidade ainda maior na distribuição de produtos.
-
- Como é feita a Logística da Natura hoje?
7. Desde 2016, o tempo médio de entrega da Natura nas datas comemorativas vem caindo de 15 dias em 2016, 7 dias em 2017, 5 dias em 2018, 4 dias em 2019 e 2 dias 2020 para entrega em todo o Brasil. Isso mostra a eficiência dessa transformação na empresa por priorizar o cliente que está cada vez mais exigente.
-
- Que tipos de ferramentas ou tecnologias a empresa tem usado a fim de fazer entregas rápidas todos os dias?
8. Recentemente você fez um post no LinkedIn referente a construção do HUB de Itupeva em parceria com a SSI Shäfer que é denominado como o armazém mais automático da América Latina, que possui área construída de 35.000 m2, capacidade de armazenar 3 milhões e 600 mil caixas, que recebe por dia cerca de 20 carretas, além de uma carreta automática, que leva 48 paletes simultaneamente e descarrega tudo de forma 100 % automática em cerca de 3 a 5 minutos. Um sonho para qualquer profissional de logística e supply chain.
-
- Como foi participar desse projeto e quais os resultados obtidos frente a toda automação realizada?
9. É impossível falar de excelência operacional sem falar de pessoas, da valorização dos funcionários e um ponto chave da empresa principalmente no CD de SP é incentivar a inclusão por trabalhar com 20% de seu efetivo com pessoas PCD’s, que é um número muito acima do padrão praticado no mercado.
-
- Como é gerido esse processo de inclusão na cultura da empresa e que benefícios essa diversidade tem trazido para a companhia?
10. O setor de transportes no Brasil é um dos principais vilões das emissões de CO2, pelo fato do país ter uma predominância do modal rodoviário e devido a isso, muitas empresas têm se preocupado com a quantificação desses gases emitidos a fim de que possam compensar suas emissões através do apoio a projetos de preservação de florestas nativas, compra de créditos de carbono etc.
-
- Como a Natura tem trabalhado em relação a essa compensação a fim de medir o impacto do CO2 na empresa?
11. A Natura tem 14 centros de distribuição na América Latina, 7 deles no Brasil, 3 fábricas em Cajamar, tem uma fábrica de sabonetes em Belém, além de 178 filiais de cross-docking.
-
- Como vocês estão mantendo as operações funcionando e quais medidas foram tomadas a fim de manter toda a equipe em segurança nesse período de distanciamento?
12. Você está sempre compartilhando conhecimento, compartilhando conteúdo e principalmente emanando competência e devido a isso, muitos profissionais se espelham em você como uma referência a ser seguido.
-
- Que tipo de característica, que tipo de talento você acha que foi essencial para você chegar aonde chegou e alcançar o sucesso nas empresas por onde passou?
13. Dentro das grandes responsabilidades que você tem é essencial encontrar maneiras para equilibrar a sua vida de executivo com a vida em família etc. Como você tem conseguido planejar a sua rotina a fim de balancear essas diferentes esferas da vida?
Deixe a sua avaliação e comentários em ratethispodcast.com/guiakast
Entre em contato comigo – envie uma mensagem direta através do Instagram para guia_corporativo, twitter @Rodilsons ou pelo telefone (11) 98705 4454, fique à vontade para ligar ou enviar uma mensagem.
Mídias Sociais
https://networks.bio/guiakast
Diretórios:
Spotify I Android I Deezer I Stitcher I Outros
Patrocínios
iTrack Brasil / Argo Seguros / J&C Gestão de Riscos /
Parceria
Log&SCM / W6Connect / Qargo /
E caso tenha alguma notícia relevante, evento, reportagem, opiniões e tendências do mundo do Cadeia de Suprimentos que gostaria de dar destaque no GuiaKast, envie uma mensagem direta através do Instagram para guia_corporativo, twitter @Rodilsons ou entre em contato através do telefone (11) 98705 4454, fique à vontade para ligar ou enviar uma mensagem.
Se você estiver ouvindo esse episódio pelo Spotify não esqueça de clicar no botão “seguir”, e se você estiver ouvindo pelo Apple Podcasts deixe suas 5 estrelas e comentário que eu leio todos. Me adiciona também lá no LinkedIn é só procurar Rodilson Silva – Comunicador Logístico Multiprofissional –