Luis Franzon e a logística de última milha na distribuição de produtos de beleza com o Boticário

Luis Franzon e os desafios e importância da logística de última milha no ecossistema de distribuição de produtos de beleza com o Grupo Boticário.

O Franzon tem +10 anos de carreira trabalhando com Gerenciamento de Projetos estratégicos, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística.

Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Inatel, MBA executivo em Gerência de Projetos pela FGV, Mestrado em Gestão de Projetos pela George Washington University, MBA em Inteligência e gestão de Varejo 4.0 pela ESPM, certificado pela MicroMasters do MIT em Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos e Certificação APICS CPIM (Certified in Production and Inventory Management).

Descubra sobre:

  1. Iniciando o nosso bate papo, dando uma olhada em seu perfil no LinkedIn, você estudou Engenharia de Telecomunicações e trabalhou como Gerente de vendas por quase 5 anos da Brasil Telecom, um início bem diferente da sua posição atual hoje.
    • Como é que foi esse início para você? Engenharia, vendas e depois logística?

 

  1. Você está trabalhando há + 10 anos no Grupo Boticário. Você poderia nos resumir um pouco sobre como você tem desenvolvido a sua carreira na empresa e qual o seu papel como Gerente de Logística?

 

  1. O que me chamou a atenção referente a sua formação foi o MBA em Inteligência e Gestão de Varejo 4.0, que tem tudo a ver com o tema que vamos falar daqui a pouco.
    • Você poderia definir para a gente o que seria varejo 4.0 e como essa preparação tem te ajudado a desenvolver a sua posição atual na empresa?

 

  1. O Grupo Boticário é uma empresa do segmento de cosméticos que tem como propósito criar oportunidades para a beleza transformar a vida de cada um e assim transformar o mundo ao nosso redor.
    • Você poderia nos falar um pouco sobre a companhia, as unidades de negócios e qual o espaço ou setor que ela está inserida no Brasil?

 

  1. Devido a pandemia, sabemos que a demanda de delivery se manteve alta, o que fez com que muitas empresas do segmento tivessem um aumento inesperado no quadro de funcionários.
    • O que vocês fizeram nesse período para cobrir esse gap gerado pelo aumento de demanda?
    • E devido a necessidade de distanciamento social que perdura até hoje, como foi feito a administração desses funcionários temporários e qual a taxa de efetivação aplicada?

 

  1. A pandemia acelerou o e-commerce de muitas empresas, o que fez com que a capilaridade e necessidade de presença em todo o país se tornasse um grande ativo para aquelas que souberam implementar estratégias de abastecimento.
    • Que estratégias de última milha foram tomadas a fim de marcar essa presença tão necessária no mercado atual?

 

  1. Logística de delivery para lojas – Vocês fizeram algum trabalho direcionado para as lojas a fim de garantir o abastecimento das mesmas? (Omnichat)

 

  1. E com tantas implementações estratégicas e aplicabilidade de novos recursos existe a necessidade de rastrear as entregas a fim de garantir o nível de serviço esperado pelo cliente.
    • Como foi feito esse rastreamento em face das diversas inovações implementadas pela equipe de varejo do grupo Boticário?

 

  1. O que os levou vocês a escolherem a iTrack para esse projeto?

 

  1. Quais os principais KPIs ou métricas de entrega que vocês têm utilizado nesse período – D0, D+1, Otif etc.?

 

  1. Integração entre marcas do Grupo – O Grupo Boticário tem outras unidades de negócio – Boticário, Eudora, quem disse, berenice? Vult e The Beauty Box.
    • Houve algum tipo de colaboração entre as marcas durante esse período a fim de fazer benchmarking e assim trabalhar com maior assertividade frente a necessidade do cliente?

 

  1. E em relação a estrutura da equipe responsável pela implementação dos projetos, considerando que a sua equipe que contribuiu para os resultados obtidos.
    • Como está dividida toda a infraestrutura de pessoal que está sob a sua responsabilidade na área Gestão de Varejo da empresa?

 

  1. Diante das inovações tecnológicas, o que não muda é a necessidade emocional das pessoas da equipe em lidar com as essas mudanças.
    • Como vocês tem conseguido desenvolver as habilidades do time a fim de dar conta de tantas incertezas que o mercado de trabalho apresenta principalmente considerando essa necessidade de gestão de maneira remota?

 

  1. Que características você acha que foi essencial, para você chegar aonde chegou e alcançar o sucesso na área de Logística?

 

  1. E para finalizar – Eu gostaria que você pudesse indicar pra gente sobre algum um livro, filme, podcast enfim algum conteúdo que tem contribuído para influenciar a sua carreira profissional?

 

Deixe a sua avaliação e comentários em ratethispodcast.com/guiakast

Entre em contato comigo – envie uma mensagem direta através do Instagram para guia_corporativo,  twitter @Rodilsons ou pelo telefone (11) 98705 4454, fique à vontade para ligar ou enviar uma mensagem.

Diretórios:
Spotify I Android I Deezer I Stitcher I Outros

Parceria
Log&SCM / W6Connect / Qargo /

 

 

E caso tenha alguma notícia relevante, evento, reportagem, opiniões e tendências do mundo do Cadeia de Suprimentos que gostaria de dar destaque no GuiaKast, envie uma mensagem direta através do Instagram para guia_corporativo,  twitter @Rodilsons ou entre em contato através do telefone (11) 98705 4454, fique à vontade para ligar ou enviar uma mensagem.

 

 

Se você estiver ouvindo esse episódio pelo Spotify não esqueça de clicar no botão “seguir”, e se você estiver ouvindo pelo Apple Podcasts deixe suas 5 estrelas e comentário que eu leio todos. Me adiciona também lá no LinkedIn é só procurar Rodilson Silva – Comunicador Logístico Multiprofissional – 👉 LinkedIn.

O mundo do Supply Chain está mudando rapidamente. Não tem tempo de navegar na web e descobrir quais são as tendências atuais. Nossa equipe de redação seleciona os assuntos mais relevantes da semana e prepara para ti um boletim resumido com os links para você não perder nada. Se inscreva no GuiaKast e esteja por dentro com as últimas notícias, reportagens, opiniões e principais tendências que estão transformando a Logística Mundial.

Eu sou Rodilson Silva que te envia um GuiaKast Abraço!

Até a próxima, seja o seu melhor, invista no sucesso de outros e faça a sua viagem contar.

Gostou do conteúdo, por favor compartilhe!!!

Como arrumar emprego em 90 dias

Para a grande maioria dos profissionais, o processo na busca de emprego é algo desgastante, o que pode resultar em impactos indesejáveis ao estado emocional daqueles que pretendem conquistar uma boa posição no mercado de trabalho. Uma das causas que agravam o desconforto desse momento é a falta da correta informação profissional sobre os principais pontos envolvidos nesse processo. Tal desinformação pode até mesmo fazer com que boas oportunidades sejam desperdiçadas por causa da tomada de atitudes prejudiciais ao processo. Tais atitudes, no entanto, são previsíveis, logo podem ser evitadas.
Aqueles que usam seu tempo e recursos sabiamente e praticam os passos deste livro, serão capazes de desenvolver os hábitos que transformam e conseguir esses objetivos dentro de 90 dias ou menos.

Esse livro tem como objetivo ajudá-lo nesse processo do início ao fim e responder as principais perguntas, principalmente as que te causam ansiedade.

Sobre o autor | Website

Empreendedor Digital, Autor, Colunista, investidor, podcaster (GuiaKast) e fundador do Site Guia Corporativo.

10 Benefícios de escolher a Logística como sua Graduação

E-book 100% grátis

100% livre de spam.