Luis Franzon e a logística de última milha na distribuição de produtos de beleza com o Boticário

Luis Franzon e os desafios e importância da logística de última milha no ecossistema de distribuição de produtos de beleza com o Grupo Boticário.

O Franzon tem +10 anos de carreira trabalhando com Gerenciamento de Projetos estratégicos, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística.

Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Inatel, MBA executivo em Gerência de Projetos pela FGV, Mestrado em Gestão de Projetos pela George Washington University, MBA em Inteligência e gestão de Varejo 4.0 pela ESPM, certificado pela MicroMasters do MIT em Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos e Certificação APICS CPIM (Certified in Production and Inventory Management).

Descubra sobre:

  1. Iniciando o nosso bate papo, dando uma olhada em seu perfil no LinkedIn, você estudou Engenharia de Telecomunicações e trabalhou como Gerente de vendas por quase 5 anos da Brasil Telecom, um início bem diferente da sua posição atual hoje.
    • Como é que foi esse início para você? Engenharia, vendas e depois logística?

 

  1. Você está trabalhando há + 10 anos no Grupo Boticário. Você poderia nos resumir um pouco sobre como você tem desenvolvido a sua carreira na empresa e qual o seu papel como Gerente de Logística?

 

  1. O que me chamou a atenção referente a sua formação foi o MBA em Inteligência e Gestão de Varejo 4.0, que tem tudo a ver com o tema que vamos falar daqui a pouco.
    • Você poderia definir para a gente o que seria varejo 4.0 e como essa preparação tem te ajudado a desenvolver a sua posição atual na empresa?

 

  1. O Grupo Boticário é uma empresa do segmento de cosméticos que tem como propósito criar oportunidades para a beleza transformar a vida de cada um e assim transformar o mundo ao nosso redor.
    • Você poderia nos falar um pouco sobre a companhia, as unidades de negócios e qual o espaço ou setor que ela está inserida no Brasil?

 

  1. Devido a pandemia, sabemos que a demanda de delivery se manteve alta, o que fez com que muitas empresas do segmento tivessem um aumento inesperado no quadro de funcionários.
    • O que vocês fizeram nesse período para cobrir esse gap gerado pelo aumento de demanda?
    • E devido a necessidade de distanciamento social que perdura até hoje, como foi feito a administração desses funcionários temporários e qual a taxa de efetivação aplicada?

 

  1. A pandemia acelerou o e-commerce de muitas empresas, o que fez com que a capilaridade e necessidade de presença em todo o país se tornasse um grande ativo para aquelas que souberam implementar estratégias de abastecimento.
    • Que estratégias de última milha foram tomadas a fim de marcar essa presença tão necessária no mercado atual?

 

  1. Logística de delivery para lojas – Vocês fizeram algum trabalho direcionado para as lojas a fim de garantir o abastecimento das mesmas? (Omnichat)

 

  1. E com tantas implementações estratégicas e aplicabilidade de novos recursos existe a necessidade de rastrear as entregas a fim de garantir o nível de serviço esperado pelo cliente.
    • Como foi feito esse rastreamento em face das diversas inovações implementadas pela equipe de varejo do grupo Boticário?

 

  1. O que os levou vocês a escolherem a iTrack para esse projeto?

 

  1. Quais os principais KPIs ou métricas de entrega que vocês têm utilizado nesse período – D0, D+1, Otif etc.?

 

  1. Integração entre marcas do Grupo – O Grupo Boticário tem outras unidades de negócio – Boticário, Eudora, quem disse, berenice? Vult e The Beauty Box.
    • Houve algum tipo de colaboração entre as marcas durante esse período a fim de fazer benchmarking e assim trabalhar com maior assertividade frente a necessidade do cliente?

 

  1. E em relação a estrutura da equipe responsável pela implementação dos projetos, considerando que a sua equipe que contribuiu para os resultados obtidos.
    • Como está dividida toda a infraestrutura de pessoal que está sob a sua responsabilidade na área Gestão de Varejo da empresa?

 

  1. Diante das inovações tecnológicas, o que não muda é a necessidade emocional das pessoas da equipe em lidar com as essas mudanças.
    • Como vocês tem conseguido desenvolver as habilidades do time a fim de dar conta de tantas incertezas que o mercado de trabalho apresenta principalmente considerando essa necessidade de gestão de maneira remota?

 

  1. Que características você acha que foi essencial, para você chegar aonde chegou e alcançar o sucesso na área de Logística?

 

  1. E para finalizar – Eu gostaria que você pudesse indicar pra gente sobre algum um livro, filme, podcast enfim algum conteúdo que tem contribuído para influenciar a sua carreira profissional?

 

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Empreendedor Digital, Autor, Colunista, investidor, podcaster (GuiaKast) e fundador do Site Guia Corporativo.

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