Luis Franzon e a logística de última milha na distribuição de produtos de beleza com o Boticário
Luis Franzon e os desafios e importância da logística de última milha no ecossistema de distribuição de produtos de beleza com o Grupo Boticário.
O Franzon tem +10 anos de carreira trabalhando com Gerenciamento de Projetos estratégicos, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística.
Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Inatel, MBA executivo em Gerência de Projetos pela FGV, Mestrado em Gestão de Projetos pela George Washington University, MBA em Inteligência e gestão de Varejo 4.0 pela ESPM, certificado pela MicroMasters do MIT em Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos e Certificação APICS CPIM (Certified in Production and Inventory Management).
Descubra sobre:
- Iniciando o nosso bate papo, dando uma olhada em seu perfil no LinkedIn, você estudou Engenharia de Telecomunicações e trabalhou como Gerente de vendas por quase 5 anos da Brasil Telecom, um início bem diferente da sua posição atual hoje.
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- Como é que foi esse início para você? Engenharia, vendas e depois logística?
- Você está trabalhando há + 10 anos no Grupo Boticário. Você poderia nos resumir um pouco sobre como você tem desenvolvido a sua carreira na empresa e qual o seu papel como Gerente de Logística?
- O que me chamou a atenção referente a sua formação foi o MBA em Inteligência e Gestão de Varejo 4.0, que tem tudo a ver com o tema que vamos falar daqui a pouco.
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- Você poderia definir para a gente o que seria varejo 4.0 e como essa preparação tem te ajudado a desenvolver a sua posição atual na empresa?
- O Grupo Boticário é uma empresa do segmento de cosméticos que tem como propósito criar oportunidades para a beleza transformar a vida de cada um e assim transformar o mundo ao nosso redor.
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- Você poderia nos falar um pouco sobre a companhia, as unidades de negócios e qual o espaço ou setor que ela está inserida no Brasil?
- Devido a pandemia, sabemos que a demanda de delivery se manteve alta, o que fez com que muitas empresas do segmento tivessem um aumento inesperado no quadro de funcionários.
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- O que vocês fizeram nesse período para cobrir esse gap gerado pelo aumento de demanda?
- E devido a necessidade de distanciamento social que perdura até hoje, como foi feito a administração desses funcionários temporários e qual a taxa de efetivação aplicada?
- A pandemia acelerou o e-commerce de muitas empresas, o que fez com que a capilaridade e necessidade de presença em todo o país se tornasse um grande ativo para aquelas que souberam implementar estratégias de abastecimento.
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- Que estratégias de última milha foram tomadas a fim de marcar essa presença tão necessária no mercado atual?
- Logística de delivery para lojas – Vocês fizeram algum trabalho direcionado para as lojas a fim de garantir o abastecimento das mesmas? (Omnichat)
- E com tantas implementações estratégicas e aplicabilidade de novos recursos existe a necessidade de rastrear as entregas a fim de garantir o nível de serviço esperado pelo cliente.
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- Como foi feito esse rastreamento em face das diversas inovações implementadas pela equipe de varejo do grupo Boticário?
- O que os levou vocês a escolherem a iTrack para esse projeto?
- Quais os principais KPIs ou métricas de entrega que vocês têm utilizado nesse período – D0, D+1, Otif etc.?
- Integração entre marcas do Grupo – O Grupo Boticário tem outras unidades de negócio – Boticário, Eudora, quem disse, berenice? Vult e The Beauty Box.
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- Houve algum tipo de colaboração entre as marcas durante esse período a fim de fazer benchmarking e assim trabalhar com maior assertividade frente a necessidade do cliente?
- E em relação a estrutura da equipe responsável pela implementação dos projetos, considerando que a sua equipe que contribuiu para os resultados obtidos.
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- Como está dividida toda a infraestrutura de pessoal que está sob a sua responsabilidade na área Gestão de Varejo da empresa?
- Diante das inovações tecnológicas, o que não muda é a necessidade emocional das pessoas da equipe em lidar com as essas mudanças.
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- Como vocês tem conseguido desenvolver as habilidades do time a fim de dar conta de tantas incertezas que o mercado de trabalho apresenta principalmente considerando essa necessidade de gestão de maneira remota?
- Que características você acha que foi essencial, para você chegar aonde chegou e alcançar o sucesso na área de Logística?
- E para finalizar – Eu gostaria que você pudesse indicar pra gente sobre algum um livro, filme, podcast enfim algum conteúdo que tem contribuído para influenciar a sua carreira profissional?
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