As 10 Melhores Estratégias do Planejamento de Demanda
Planejamento de Demanda
Os planejadores no Planejamento de demanda são como meteorologistas – eles raramente obtêm crédito por fazer o seu trabalho corretamente, e geralmente são notados apenas quando erram. No entanto, é extremamente importante que façam o trabalho corretamente, ou tão severo quanto potencialmente desastroso – falhas na cadeia de suprimentos podem ocorrer.
A demanda de um determinado produto é dada pela quantidade que os compradores desejam adquirir num determinado período de tempo. A demanda não é uma variável sob controle direto do fornecedor e tem um impacto significativo na cadeia de suprimentos. Ela é influenciada por fatores tais como preços praticados pelas concorrentes, publicidade, nível de atividade econômica, necessidades momentâneas do cliente, acessibilidade do serviço etc.
O Planejamento da Demanda deveria ser de responsabilidade das áreas comercial (marketing e vendas) e planejamento, em conjunto. Se a gestão fica por conta somente da área comercial, em alguns casos, pode existir a possibilidade de manipulação da previsão por superestimar para induzir uma grande produção e garantir a disponibilidade de produtos para venda ou também de subestimar para que as vendas reais ultrapassem as previsões. Se a gestão fica por conta somente da área de planejamento, as previsões são feitas utilizando apenas com dados históricos de vendas.
Que estratégias devem ser seguidas para maior assertividade na Previsão de Demanda?
1 – Faça o processo corretamente
O Planejamento de demanda é um sub processo do planejamento de vendas e operações (S&OP) ou planejamento empresarial integrado (IBP), e não uma atividade autônoma. Criar um plano de negócios integrado, que é uma atividade crucial da empresa conduz o resto do negócio para frente para atender a demanda do cliente de forma lucrativa.
2 – Decida em qual nível você precisa planejar a demanda e qual faz sentido para o seu negócio
Algumas empresas analisam e planejam a demanda em nível de família de produtos, nível de cliente ou nível geográfico. A maneira com que você planeja e prevê a demanda é exclusivo para o seu negócio. Não seja ditado por limitações de tecnologias de TI – e esteja preparado para mudar a forma com que você planeja a demanda de acordo com mudanças em seu negócio.
3 – O Planejamento de demanda é um processo colaborativo, não um teste de algoritmos estatísticos
As estatísticas fornecem uma base sólida para trabalhar, mas o valor real vem do conhecimento qualitativo, algo que os sistemas não podem oferecer. Implantar a colaboração interna antes de colaboração externa é crucial para que se chegue mais perto do sinal de demanda real e obtenha , uma acuracidade mais assertiva.
4 – O Planejamento de demanda não é apenas previsão
Previsão é um componente do planejamento de demanda e relaciona-se com a sua melhor estimativa de demanda futura. Empresas que se destacam nesta área vão desafiar a previsão (e o plano de negócios integrado) e buscar oportunidades para influenciar a procura através de eventos de marketing e promoções para deixar a previsão mais em linha com o plano da empresa.
5 – Você não pode controlar o que você não pode medir
Implemente os conjuntos corretos de informações alinhadas com indicadores chave de desempenho relacionados (KPIs), para medir regularmente contra os resultados.
6 – Eduque antes do treino
Como o processo de planejamento de demanda é cross-funcional, ou seja, envolve todos os departamentos, muitas pessoas geram inputs para a previsão sem perceber a importância de suas contribuições. Como resultado, a qualidade das suas contribuições pode sofrer. Um bom programa educativo vai ajudar todos a compreender a sua contribuição e o impacto sobre o desempenho do plano de demanda.
7 – Limpe os dados
É importante ter uma base de dados alinhada com as informações reais a fim de que não seja gasto todo o seu tempo em justificar questionamentos, o que poderia causar a perda de confiança no processo, criando um terreno fértil para as outras áreas tentassem adivinhar o plano de demanda e produzir a sua própria versão. O Planejamento de demanda lida com grandes quantidades de dados e processos robustos são necessários para manter os dados limpos.
8 – Confie nos números e no gerenciamento por exceção
Regra 80/20 – 80% dos seus resultados podem ser gerados mediante a análise de 20% dos itens.
9 – Use o erro em sua previsão para efeito positivo
Uma boa previsão estatística terá um erro apropriado o que nos guia para a identificação de estoque de segurança adequado. Isto leva a uma boa gestão de estoque e oferece maior serviço com menor volume de estoque total.
10- Implante uma solução comprovada best-in-class
Um estudo recente mostra que as empresas que se destacam na gestão da demanda – relatórios com precisões de previsão alta e estoques mais baixos – têm duas vezes e meia mais probabilidade de ter implementado um sistema de planejamento de demanda best-in-class.
Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, com a gestão do Planejamento de Demanda implementada de maneira apropriada, é possível identificar problemas e/ou oportunidades futuras e possibilitar no presente, a identificação da correta direção, para satisfação do cliente e maximização dos lucros.
Até a próxima, seja o seu melhor, invista no sucesso de outros e faça a sua viagem contar.
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