Como escolher o 3PL PERFEITO para suas operações
O Seu 3PL é capaz de alcançar 100% Acuracidade?
Em um cenário tão competitivo, os 3PL s que entendem as necessidades de seus clientes e cumprem as promessas com um nível de serviço superior podem rapidamente se destacar e se posicionar à frente da concorrência.
Quer o atendimento seja uma parte menor do seu negócio de armazenagem ou um dos principais impulsionadores do seu crescimento, você precisa oferecer as melhores práticas na área de Separação (Picking) e na área de embalagem (Packing) para atingir a máxima produtividade e exceder todas as expectativas.
Para ajudá-lo a atingir essas metas, eu compilei um resumo com as melhores práticas que permitem que seu Armazém alcance uma melhor produtividade e eficiência.
Quando implementado corretamente, o seu armazém estará mais “otimizado” para atender às expectativas do cliente sem preocupação.
Através de inúmeras perguntas que se bem respondidas e aplicadas, poderá diferenciar a sua empresa das demais e te dar um diferencial competitivo que o distingue no mercado dos Provedores de Serviços Logísticos (3PL).
Como melhor otimizar (Pessoas, Processos e Tecnologia)
1 – Pessoas
É importante que sua equipe esteja preparada para ter sucesso. Para determinar se sua equipe tem chance de obter a perfeição, faça as seguintes perguntas:
A) – Você está integrando a equipe mais experiente do armazém com funcionários novos, temporários ou sazonais?
Dica:
Ao integrar trabalhadores mais experientes entre trabalhadores sazonais e/ou temporários, você cria oportunidades para que os membros da equipe aprendam com os colegas experientes e ampliem o conhecimento interno dos processos do armazém.
A experiência do armazém é algo inestimável – incentive as equipes a compartilhá-lo. Incentivar a conhecer a cultura e melhores práticas desde o início através dos colaboradores mais experientes, ajuda a estabelecer uma melhor diretriz das necessidades do armazém.
B) – Você está incentivando a equipe a pensar e fornecer feedbacks constantemente sobre como os processos podem ser melhorados?
Dica:
Deve-se agendar reuniões regulares que possam ser discutidas recomendações dos funcionários – “recomendações” – que pode levar a novas inovações e reduzir drasticamente os custos e aumentar a lucratividade do armazém.
Além dessas reuniões, você precisa providenciar que todos os funcionários tenham descrições formais de trabalho, daquilo que precisam fazer. Isso vai deixar claro qual é o papel de cada um e qual a principal responsabilidade, o que permitirá que desempenhem muito melhor.
C) – Você está claramente evidenciando a importância da velocidade, acurácia e eficiência como parte de seu treinamento no armazém?
Drivers chave como esses ajudarão a equipe a desenvolver uma mentalidade de crescimento e crescer com o negócio.
Por isso é tão importante o treinamento, então, treine – treine – treine.
4 – Você investiu em um Gerente experiente que pode gerenciar e melhorar todos os aspectos do seu armazém?
Dica:
É necessário dar aos gerentes autoridade suficiente para aprovar alterações ou substituições de procedimentos. Pequenas perguntas no depósito podem levar a grandes desacelerações.
O treinamento adequado sobre como abordar os problemas do armazém, pode fornecer pessoal mais efetivo, e para tal, uma liderança experiente é essencial.
Se você quiser ter sucesso, certifique-se de que toda a sua equipe esteja preparada para o sucesso.
2 – Processos
A) Processo de Picking no armazém (Separação)
Sua produtividade geral é a soma de seus processos operacionais combinados. Uma única ineficiência ou melhoria será multiplicada exponencialmente dia após dia. Para determinar se seus processos e procedimentos de picking estão seguindo as práticas recomendadas do setor, faça as seguintes perguntas:
1 – Você sabe quanto tempo leva para que seus operadores encontrem e entreguem os produtos que foram separados para a área de packing?
Dica:
Observe e registre a quantidade de tempo que leva para que os operadores encontrem determinado SKU. O tempo total pode facilmente representar 50% ou mais das horas no picking do seu armazém.
2 – Você tem um software, como um WMS, que consolida todos os pedidos de vários canais de vendas e gera uma única lista de picking com locais específicos para cada pedido?
3 – Você tem um local de picking específico para cada SKU?
A mistura de vários SKUs no mesmo local ou bandeja tende a reduzir a produtividade.
4 – Você emprega diferentes técnicas de separação, como picking por zonas, por lotes ou por ondas para aumentar a eficiência?
5 – O seu depósito armazena os SKUs que tem maior movimentação, o mais próximo possível do nível do solo?
6 – Você está armazenando seus SKUs de alta movimentação mais próximos uns dos outros?
Isso pode melhorar a eficiência no caso de existir vários produtos de alta movimentação no mesmo pedido – o que é especialmente verdadeiro se o seu armazém oferece serviços de montagem de kits onde os itens são agrupados, empacotados e fornecidos como uma unidade.
Dica:
Crie um armazém dentro de um armazém: você pode obter uma enorme eficiência agrupando os 20% de seus SKUs que contemplam 80% dos pedidos. Isso reduz o tempo de separação para seus operadores.
No entanto, certifique-se de que essa área criada ou a zona 80/20 esteja adequadamente projetada para acomodar atividades de alto volume.
B) Processo de Packing no armazém (Embalagem)
1 – Você tem procedimentos com dados detalhado para o fluxo de trabalho de suas estações de Packing?
Dica:
Faça com que seus operadores executem suas tarefas de costas um para o outro. Isso reduz as conversas e distrações, melhorando sua velocidade e precisão.
2 – Os operadores são forçados a fazer movimentos desnecessários para completar suas tarefas rotineiras?
Dica:
Observe casualmente seus operadores para ver se eles são forçados a caminhar ou alcançar itens adicionais regularmente. Se os pedidos demorarem mais do que alguns minutos em média para serem concluídos, identifique o motivo.
3 – O seu armazém utiliza software de Packing automatizado? E este software está em local de fácil localização e ao alcance de todos os funcionários?
4 – Você está fornecendo uma lista para embalagem (Packing list) de maneira impressa – com endereços verificados?
5 – Todos os itens que estão totalmente prontos para serem liberados estão claramente marcados ?
- por exemplo, endereços verificados, recibos impressos e liberados de quaisquer retenções?
6 – Todos os itens que precisam de alguma assistência adicional estão claramente marcados?
- por exemplo, algum endereço que não foi verificado, espera por qualquer motivo ou alguma necessidade adicional da equipe de atendimento ao cliente?
7 – A estação de embalagem do armazém está devidamente configurada para que os funcionários tenham acesso rápido e fácil a todos os materiais necessários para completar o Packing?
- por exemplo, fita, caixas, NF, etiquetas, sacos de polietileno, cartões, fitas etc.?
Dica:
Certifique-se de que todo material para embalagem está em local de fácil acesso, ao invés de estar dentro de uma caixa interna. Coloque sempre os mesmos materiais no mesmo local nas estantes de materiais do armazém.
8 – Você já considerou estratégias de kits personalizados para melhorar a velocidade e a eficiência?
9- Os operadores têm fácil acesso a uma esteira transportadora ou carrinho para a saída dos pacotes já embalados?
Ao responder todas essas perguntas você estará mais próximo de conseguir uma operação com mais produtividade, agilidade em menos tempo.
3 – Tecnologia (WMS)
A tecnologia certa pode economizar uma enorme quantidade de tempo e dinheiro para o seu armazém, aumentando a acuracidade e a lucratividade. Para determinar se sua tecnologia de picking e packing está de acordo com os padrões de mercado atuais, pergunte o seguinte:
A) O seu armazém usa scanners de código de barras móveis para melhorar a velocidade, reduzir erros manuais e aumentar a acuracidade durante o picking e o packing?
Dica:
Usar a tecnologia mais recente é particularmente uma necessidade, principalmente para os clientes de alta tecnologia e eCommerce. Certifique-se de destacar sua tecnologia de ponta, durante as prospecções e visitas a seu armazém.
B) Os scanners do seu armazém estão totalmente integrados ao seu software WMS e faturamento?
C) Seu scanner é capaz de identificar o número de lote, fazer a captura do número de série, data de validade e/ou identificação do palete?
Dica:
Observe a sua equipe de embalagem por uma hora. Conte quantas vezes eles tocam o mouse ou o teclado. Cada toque adiciona uma quantidade significativa de tempo ao processo geral.
Certifique-se de identificar meios que possam reduzir atividades desnecessárias que não agregam valor a operação.
D) O seu WMS é capaz de criar etiquetas personalizadas de remessa, ou etiquetas no modelo UCC-128?
E) O seu WMS é capaz criar regras específicas para diferentes fluxos de trabalho personalizados, como faturamento, tarefas e criação de documentos?
F) O seu software é capaz de recalcular automaticamente o peso do pacote, atribuir dimensões ou peso?
G) O seu armazém é capaz de verificar a conclusão do pedido e a acuracidade da embalagem para cada pedido?
H) O eu software pode se integrar a múltiplos parceiros para carregamento e entrega?
I) O seu software suporta diferentes taxas de pedidos em tempo real?
J) O seu WMS suporta carregamentos múltiplos e diferentes tipos de faturamento?
K) O seu depósito realiza regularmente auditorias de estoque ou contagens cíclicas?
Ter a certeza que o 3PL escolhido para a sua operação já coloca em prática a resposta para todas essas perguntas, fará a diferença na identificação do 3PL PERFEITO para a sua operação.
Quando se trabalha com um 3PL, quer seja em uma operação voltada a (frete marítimo, frete aéreo, alfândega, armazenagem, Cross Docking, transportadores etc.), a maior dúvida que os clientes têm é “Como diferenciar os melhores 3PLs dos demais prestadores de serviços?”
E para ajudá-los nessa busca com algo que o ajude a auditar continuamente o desempenho da sua operação, faça o download dos 3 checklists em formato infográfico que vou deixar disponível gratuitamente Aqui!