LOGÍSTICA – As 5 principais tendências
Em minha definição, a logística é composta de cinco atividades interdependentes: resposta do cliente, planejamento e gerenciamento de estoque, suprimentos, transporte e armazenagem.
Cada atividade tem seu objetivo descrito em detalhes aqui:
Resposta do cliente:
A resposta do cliente conecta a logística externamente com a base de clientes e internamente com vendas e marketing. A resposta do cliente é otimizada quando a política de atendimento ao cliente que gera o menor custo de vendas perdidas, estoques e distribuição é identificada e executada.
A logística de resposta do cliente inclui as atividades de:
Desenvolvimento e manutenção de uma política de atendimento ao cliente;
Monitoramento da satisfação do cliente;
Entrada de pedido;
Processamento de pedidos;
Faturamento e cobrança.
Planejamento e gerenciamento de estoque
O objetivo do Planejamento e Gerenciamento de Estoque é determinar e manter o nível de estoque o mais baixo possível que atenda aos requisitos da política de atendimento ao cliente antes estipulados.
A logística de planejamento e gerenciamento de estoque inclui:
Previsão;
Engenharia de quantidade de pedidos;
Otimização do nível de serviço;
Planejamento de reabastecimento;
Distribuição do inventário.
Suprimentos
Suprimentos é o processo de construção do estoque (através de manufatura e/ou suprimentos) com as metas estabelecidas no planejamento de estoque. O objetivo do gerenciamento de suprimentos é minimizar o custo total de aquisição ao mesmo tempo que atende ao tempo de resposta estipulado na política de atendimento ao cliente e no plano mestre.
A logística de suprimentos inclui:
Desenvolver e manter uma Política de Serviço com os Fornecedores;
Abastecimento;
Integração com os fornecedores;
Processamento de pedido;
Compra e pagamento.
Transporte
O transporte liga fisicamente as fontes de suprimentos escolhidas com os clientes que decidimos servir como parte da política de atendimento.
O objetivo do transporte é vincular todos os pontos de entrega e retirada dentro dos requisitos de tempo estipulados com as limitações da infra-estrutura de transporte no menor custo possível.
A logística de transporte inclui:
Projeto e otimização de redes;
Gerenciamento de remessas;
Gestão de frotas e contêiner;
Gerenciamento de transportadoras;
Gestão de frete.
Armazenagem
O armazenamento é a última das cinco atividades de logística, porque um bom planejamento nos outros quatro pode eliminar a necessidade de armazenagem ou sugerir que a atividade de armazenagem seja terceirizada. Além disso, um bom plano de armazenagem incorpora as necessidades de todas as outras atividades de logística. Bom ou ruim, o armazém, em última análise retrata a eficiência ou ineficiência de toda a cadeia de abastecimento.
O objetivo do armazenamento é minimizar o custo de mão-de-obra, espaço e equipamentos no armazém, enquanto cumpre os requisitos da política de atendimento ao cliente com os requisitos de capacidade de armazenam do plano de suprimentos.
As atividades logísticas de armazenagem incluem:
Recebimento
Armazenagem
Separação
Carregamento
Essas são apenas algumas das tendências em logística que se pode esperar em 2017 e para os próximos anos. No entanto, ainda é possível contar com diversas melhorias e inovações que são voltadas para o setor.