Segredos da Logística Inbound e Outbound
Diferenças entre Logística Inbound e Outbound
Logística Inbound se refere ao transporte, armazenagem e entrega de mercadorias até o seu negócio. Logística Outbound refere-se aos bens que saem de seu negócio até o consumidor final. A Logística Inbound e Outbound combinam-se no campo da gestão da Cadeia de Suprimentos, pois as empresas procuram maximizar a confiabilidade e eficiência das redes de distribuição, minimizando os custos de transporte e armazenagem.
Entender as diferenças e a correlação entre a Logística Inbound e outbound pode fornecer insights para o desenvolvimento de uma estratégia mais abrangente no gerenciamento do seu Supply Chain.
Parceiros na Cadeia de Suprimentos
As empresas trabalham com diferentes parceiros em sua Cadeia utilizando a Logística Inbound e outbound. O lado Inbound diz respeito à relação entre as empresas e seus fornecedores, enquanto o lado Outbound trata de como as empresas obtêm produtos para seus clientes.
Independentemente da origem ou destino, as empresas podem trabalhar diretamente com distribuidores terceirizados em ambos os lados também. Um atacadista, por exemplo, pode trabalhar com um distribuidor para receber produtos de um fornecedor internacional, enquanto usa sua própria frota para entregar produtos para seus clientes domésticos.
Danos e Responsabilidade
Os acordos de transporte entre fornecedores e clientes especificam qual parte é financeiramente responsável pelo custo de qualquer dano ocorrido em trânsito em diferentes pontos, de acordo com termos específicos. Por exemplo, os termos de frete Free on Board (FOB) especificam que o destinatário – aquele do lado Inbound da logística – é responsável pelos custos de transporte depois que a remessa é carregada em uma transportadora ou quando ela chega a um local já especificado.
A Câmara de Comércio Internacional define vários termos alternativos, como “Delivered Duty Paid”, que especifica que os fornecedores internacionais entreguem os bens aos compradores depois de terem previsto todos os custos e exigências de importação.
Ferramentas e Materiais
A Logística Inbound envolve tudo o que sua empresa compra dos fornecedores, que pode incluir ferramentas, matérias-primas e equipamentos de escritório, além de estoque. A Logística Outbound, por outro lado, lida quase exclusivamente com seus produtos finais. Ferramentas, materiais e equipamentos apenas envolvem a categoria Outbound se sua empresa os vender como uma linha principal de negócios.
A Logística Inbound para um fabricante de móveis, por exemplo, pode incluir madeira, materiais de pano, cola, pregos e óculos de segurança, enquanto a Logística Outbound do fabricante provavelmente cobriria apenas produtos de móveis terminados.
Etapas do processo Inbound
Recebimento
O recebimento conduz o processo de entrada. As documentações e recibos ajudam os profissionais da cadeia de suprimentos a garantir que cada etapa do processo seja concluída e comunicada com precisão. Os recebimentos básicos incluem informações sobre item, quantidade, unidade de medida e outras informações necessárias.
Chegada da Carga
É necessário um planejamento preliminar de entrada a fim de tornar mais eficientes a conclusão do serviço de logística. Todas as informações de recebimento já devem ser inseridas com o mínimo de erro humano. Devido a isso, quando um recebimento/carga chega, o coordenador do armazém sabe exatamente qual porta da doca deve direcionar o caminhão e pode atribuir facilmente uma área de armazenamento temporário.
Recebendo informações em tempo real
Os sistemas automatizados usados pelas empresas de logística e transporte rodoviário de mercadorias devem garantir que os funcionários do armazém estejam na porta da doca correta e descarregando a remessa correta com base nas informações do receptor de código de barras.
Rastreamento das placas do Caminhão
Ter controle sobre o seu produto em movimento é tão importante quanto ter controle durante o armazenamento. As empresas de caminhões sabem disso e começaram a permitir que seus números de placas sejam rastreados através dos sistemas WMS.
Armazenamento e fechamento do recebimento
Uma vez recebido o produto deve-se determinar se ele será guardado usando um método determinado pelo operador ou orientado pelo sistema e atualizar em tempo real que o recebimento foi finalizado, permitindo que as docas sejam imediatamente rotuladas como “disponíveis” para outros recebimentos.
Etapas do processo Outbound
Adições, Alterações e Exclusões de Pedidos
As primeiras etapas de um sistema Outbound são validar pedidos, verificar erros ou duplicações e manipular exceções imediatamente. Até o ponto em que os itens de linha são carregados no caminhão, os clientes devem poder adicionar, alterar ou excluir itens específicos ou pedidos inteiros.
Reabastecimento e picking do produto
O reabastecimento está planejando essencialmente entregas futuras, estabelecendo requisitos de retirada e agendando serviços e atividades de logística a serem concluídos antes das tarefas de retirada correspondentes. Esta etapa permite que sua Cadeia de Suprimentos opere continuamente com o mínimo de planejamento e estratégia manual entre as etapas.
O processo de separação (picking) pode ser simples ou muito complexo. Seu processo de separação deve ser único devido à natureza de diferentes empresas, setores e clientes.
Embalagem, preparo, verificação e carregamento
A embalagem é sem dúvida um dos serviços de logística mais importantes envolvidos no processo Outbound. Inclui itens de embalagem, inspeção, rotulagem, roteamento e manifestação de pedidos conforme requisitos específicos do cliente. Os locais de preparo já devem ser decididos se um sistema automatizado estiver envolvido. A verificação e o carregamento de cada etapa devem ser registrados no WMS e direcionado para carregamento.
Envio e geração de documentos
A última etapa para um processo outbound bem-sucedido é enviar o produto para o local final e criar um log do processo para seus registros.
Esse é outro motivo importante para usar empresas que utilizam um WMS. Se todas as etapas foram registradas ao longo do processo, o relatório final já está basicamente completo.
Conclusão
Como você pode ver, as atividades de Logística Inbound e Outbound desempenham papéis complementares ao sucesso de sua Cadeia de Suprimentos. Enquanto um garante que sua empresa possui todos os suprimentos necessários para manter a linha de produção em funcionamento, o outro conecta seus produtos ao comprador final.
Portanto, ambos devem ser cuidadosamente planejados e executados para que sua Cadeia de Suprimentos seja a mais eficaz possível e você possa atender às expectativas de seus clientes com facilidade.
Até a próxima, seja o seu melhor, invista no sucesso de outros e faça a sua viagem contar.
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