LOGÍSTICA – As 5 principais tendências

Em minha definição, a logística é composta de cinco atividades interdependentes: resposta do cliente, planejamento e gerenciamento de estoque, suprimentos, transporte e armazenagem.




Cada atividade tem seu objetivo descrito em detalhes aqui:

Resposta do cliente:

A resposta do cliente conecta a logística externamente com a base de clientes e internamente com vendas e marketing. A resposta do cliente é otimizada quando a política de atendimento ao cliente que gera o menor custo de vendas perdidas, estoques e distribuição é identificada e executada.

A logística de resposta do cliente inclui as atividades de:

Desenvolvimento e manutenção de uma política de atendimento ao cliente;
Monitoramento da satisfação do cliente;
Entrada de pedido;
Processamento de pedidos;
Faturamento e cobrança.

Planejamento e gerenciamento de estoque

O objetivo do Planejamento e Gerenciamento de Estoque é determinar e manter o nível de estoque o mais baixo possível que atenda aos requisitos da política de atendimento ao cliente antes estipulados.

A logística de planejamento e gerenciamento de estoque inclui:

Previsão;
Engenharia de quantidade de pedidos;
Otimização do nível de serviço;
Planejamento de reabastecimento;
Distribuição do inventário.

Suprimentos

Suprimentos é o processo de construção do estoque (através de manufatura e/ou suprimentos) com as metas estabelecidas no planejamento de estoque. O objetivo do gerenciamento de suprimentos é minimizar o custo total de aquisição ao mesmo tempo que atende ao tempo de resposta estipulado na política de atendimento ao cliente e no plano mestre.

A logística de suprimentos inclui:

Desenvolver e manter uma Política de Serviço com os Fornecedores;
Abastecimento;
Integração com os fornecedores;
Processamento de pedido;
Compra e pagamento.

Transporte

O transporte liga fisicamente as fontes de suprimentos escolhidas com os clientes que decidimos servir como parte da política de atendimento.

O objetivo do transporte é vincular todos os pontos de entrega e retirada dentro dos requisitos de tempo estipulados com as limitações da infra-estrutura de transporte no menor custo possível.

A logística de transporte inclui:

Projeto e otimização de redes;
Gerenciamento de remessas;
Gestão de frotas e contêiner;
Gerenciamento de transportadoras;
Gestão de frete.

Armazenagem

O armazenamento é a última das cinco atividades de logística, porque um bom planejamento nos outros quatro pode eliminar a necessidade de armazenagem ou sugerir que a atividade de armazenagem seja terceirizada. Além disso, um bom plano de armazenagem incorpora as necessidades de todas as outras atividades de logística. Bom ou ruim, o armazém, em última análise retrata a eficiência ou ineficiência de toda a cadeia de abastecimento.

O objetivo do armazenamento é minimizar o custo de mão-de-obra, espaço e equipamentos no armazém, enquanto cumpre os requisitos da política de atendimento ao cliente com os requisitos de capacidade de armazenam do plano de suprimentos.

As atividades logísticas de armazenagem incluem:

Recebimento
Armazenagem
Separação
Carregamento

Essas são apenas algumas das tendências em logística que se pode esperar em 2017 e para os próximos anos. No entanto, ainda é possível contar com diversas melhorias e inovações que são voltadas para o setor.




SUGESTÕES:

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE

FORMULA NEGOCIO ONLINE

ACADEMIA DO IMPORTADOR

TRABALHADOR DIGITAL

Sobre o autor | Website

Empreendedor Digital, Autor, Colunista, investidor, podcaster (GuiaKast) e fundador do Site Guia Corporativo.

10 Benefícios de escolher a Logística como sua Graduação

E-book 100% grátis

100% livre de spam.